[Cabine da Pipoca] O Menino e o Mundo traz os contrapontos do mundo cotidiano

o_menino_e_o_mundo_-_reproducao

Em 2007, o diretor Alê Abreu faz sua estreia em longa com a animação intitulada “Garoto Cósmico”. Sendo responsável também por diversos curtas, reaparece em 2013 com “O Menino e o Mundo”, seu segundo trabalho de longa duração.

A princípio, o título dessa obra seria “Cuca no Jardim”, mas depois sofreu uma mudança passando para o nome atual. História elementar e que traz muito do mundo cotidiano, a animação encanta por diversos fatores: desenhos simples e completamente lúdicos; não há diálogos; a trilha sonora é bem pensada; o foco da trama é contemporâneo.

alé-altoEvidencia-se o mundo capitalista, os apelos ao consumismo, a impiedade dos poderosos e a infelicidade das pessoas diante de uma vida difícil, miserável e sem esperanças de melhoria. E é possível, nitidamente, observarmos as diferenças entre a vida no campo contrapondo-se com a vida da cidade grande. Enquanto na zona rural tudo é colorido e há possibilidades de diversão com a natureza, na metrópole tudo é escuro, sem encanto e a vida parece ser desprovida de emoções. E essas diferenciações são vistas sempre pela ótica da criança.

O roteiro é funcional e não há como não se encantar e se identificar com o personagem principal. Tudo gira ao redor da angústia e da busca do menino pelo pai, bem como de suas observações diante de um universo opressor.

As cenas são belas, mas muito me chamou a atenção o momento da colheita de algodão. Nela vemos os trabalhadores em movimentos duros, frenéticos e rítmicos, assemelhando-se a um rebanho que deve cumprir cegamente sua missão. Não somente esta cena, mas de maneira geral o filme me fez lembrar de “Tempos Modernos” do Charles Chaplin. Em ambos o ser humano tende a se tornar máquina.

tumblr_mtwia436rP1rb1rgoo1_1280-679x254

Alê Abreu caminha na contramão, pois aposta em uma animação bastante distinta dos grandes estúdios de Hollywood e direciona seu filme para o público adulto. Explora um tema denso de forma poética e sensível. Dessa forma cria uma obra não somente criativa, mas acima de tudo muito ousada e corajosa.

Ficha Técnica

Título Original – O Menino e o Mundo
País de Origem – Brasil
Diretor – Alê Abreu
Gênero – Animação
Duração – 80 minutos
Ano – 2014

Sinopse

Animação que conta a história de um menino que mora com seus pais. Em determinado momento, o pai se vê obrigado a deixar a família para tentar a vida na cidade grande. Sentindo-se triste e desamparado, o garoto parte em busca do pai e se depara com a dura realidade da cidade grande: um mundo de pobreza, miséria e muita exploração.

Por: Pierre Cortes, do Tela Larga

Deixe um comentário