[TOTAL FLEX] EXPO GIZ NO CHÃO COLORE AVENIDA PAULISTA

DSCF1720
Palhaço Barbante interage com criança durante intervenção. Foto: Fernanda Pereira.

As calçadas da Avenida Paulista são palcos para as mais diversas expressões artísticas, principalmente aos fins de semana. A cada metro quadrado encontra-se uma história nova a ser descoberta. Vendedores de artesanato, músicos, atores, pintores… Todas essas pessoas transformam esse endereço em um dos lugares mais adorados e frequentados pelos moradores da cidade.

DSCF1696
A intervenção é realizada na calçada em frente ao Parque Trianon. Foto: Fernanda Pereira.

O Palhaço Barbante também faz a sua contribuição, com o projeto Expo Giz no Chão. Com algumas caixas de giz de lousa ele abre espaço para que os frequentadores escrevam na calçada tudo aquilo que quiserem. Todos os sábados ele marca presença em frente ao Parque Trianon.

É fácil participar, basta pegar um giz, escolher um lugar e escrever aquilo que desejam expressar verdadeiramente. De crianças a adultos, praticamente todos param para saber sobre o que se trata, nem que seja só para observar. “Tá muito cinza a cidade, essas intervenções são importantes para dar cor a essa selva de pedra”, diz o estudante Guilherme, 18 anos.

DSCF1695
Barbante diz que cerca de vinte caixas de giz são usadas em cada intervenção. Foto: Fernanda Pereira.

Barbante não sabe explicar ao certo como tudo começou, mas diz que essas intervenções acontecem desde abril de 2015. “Aconteciam nos parques da Água Branca e às vezes no Ibirapuera. Eu já fazia algumas intervenções na rua e um dia eu levei uma caixinha de giz e comecei a fazer com as crianças”, explicou o palhaço. Ele decidiu, então, levar a atividade até a Avenida Paulista, local que já costumava frequentar. “Achei que as crianças iam se apropriar desse lugar, para a minha surpresa foram os adultos que mais participaram”, confessa. Hoje em dia, ele leva cerca de vinte caixas de giz em cada intervenção e, segundo ele, elas acabam rápido.

DSCF1693
Intervenção feita por frequentador da Paulista. Foto: Fernanda Pereira.

Ele questiona a pouca participação das pessoas nas últimas intervenções, que geralmente costumam preencher toda a calçada em frente ao parque. “É curioso isso, eu acho que tem a ver com o momento político e um pouco do frio também”, explica ele.

Uma curiosidade que destaca a Expo Giz no Chão de outras intervenções urbanas é o fato de o projeto não possuir redes sociais. As únicas informações contidas nas redes são reportagens e fotos sobre o trabalho desenvolvido pelo Palhaço Barbante. “Só tenho as minhas redes sociais, mas eu não divulgo”, afirma. Para ele, é importante que a intervenção aconteça de forma despretensiosa e que a divulgação seja de boca a boca.

DSCF1690
Recado do Palhaço Barbante. Foto: Fernanda Pereira.

A Expo Giz no Chão acontece todo sábado, das 15h às 19h, na calçada em frente ao Parque Trianon. Basta levar a sua criatividade para ajudar a colorir as calçadas cinzas da Avenida Paulista.

Mais fotos:

Texto e fotos por: Fernanda Pereira

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s