“Machado de Assis – Caçador de Monstros”: A HQ que traz um jovem autor e suas criaturas na mesma cena

Machado de Assis é um autor com personagens icônicos, que sem dúvida muita gente já leu alguma de suas obras, nem se for como leitura obrigatória no vestibular. Com histórias com muito suspense, tragédia e romance, o grande escritor é um ícone da literatura nacional, e algumas de suas obras são conhecidas até internacionalmente.

Mas, o Machado que muita gente conhece é aquele senhor já idoso, próximo de sua morte, contando contos e a relação de sua amada Carolina Augusta. Então, visando em cambiar essa imagem, o autor Marcelo Alves resolveu dar uma nova faceta ao escritor e às suas histórias, mostrando-o mais jovem e junto aos seus personagens mais famosos, dentre eles Brás Cubas, Lobo Neves, Quincas Borba, entre outros

Em “Machado de Assis – Caçadores de Monstros“, de Marcelo Alves, traz uma história distinta das apresentadas nas obras do escritor, com muita aventura, suspense e ação, além de romance, a história é toda em quadrinhos para agregar ainda mais leitores a conhecer as publicações do grande escritor, que hoje pouco é lido e conhecido por àqueles que são mais jovens e pouco se interessam por leituras clássicas da literatura brasileira.

Eu senti que precisava fazer assim. E também porque concordo com alguns estudiosos que dizem que hoje é o mangá que está formando novos leitores de quadrinhos“, completa Marcelo Alves, autor da HQ.

O projeto deste livro existe desde 2015, e mesmo sendo aprovado pela Lei Rouanet, Alves não conseguiu tantos apoios das empresas participantes para incentivo de seu quadrinho, então ele optou pelo financiamento coletivo, já que o público que o acompanhava sempre perguntava deste livro, e ele ainda não tinha uma posição, e foi graças ao apoiadores do Catarse que finalmente ele conseguiu confeccionar sua obra, além de seus amigos Gustavo NS e Will, autores de Sherlock Holmes – o blefe do homem morto.

Como dito acima, o roteiro é de Marcelo Alves, professor de português e produtor cultural na Primal Studio. Já possuem algumas publicações em seu currículo pois ele foi co-autor do livro de poesia Quatro estações: o trevo (1999), edição independente, reeditado novamente em 2012. Participou do livro de contos Prosas cariocas: uma nova cartografia do Rio de Janeiro, Casa da Palavra (2004) e do especial sobre Carnaval do site de literatura Paralelos.org (2005); fez o roteiro, a produção e direção de animação do curta “Ouvir Estrelas” (2013), e atualmente está em captação de recursos para a minissérie em quadrinhos Marvelous Cities: Belo Horizonte e uma oficina de promoção da leitura para surdos, Leituras na roda para surdos a ser realizada em Belo Horizonte – MG.

Já a arte ficou por conta do designer e quadrinista Sami Souza, que já trabalhou muito com publicações publicitárias e institucionais, ilustrou por décadas livros didáticos, e foi a partir disto que lapidou e tomou gosto para realizar palestras sobre artes gráficas, do mercado de criatividade e da liberdade de conhecimento.

A HQ saiu em 2017, com lançamento oficial da Comic Con Experience, com pleno êxito pela publicação em conhecer um Machado de Assis diferenciado daquele que conhecemos nas aulas de literatura, a obra traz uma história remanescente, mais dinâmica e prática, com uma linguagem coloquial e diálogos objetivos, conciliando criatura e criador junto na mesma cena, fazendo com que novos leitores que pouco conhecem suas obras, passem a explorar mais sobre elas.

Sinopse

Machado de Assis é um jovem escritor proeminente que recebe do seu mentor, o Conselheiro Aires, a difícil missão de expurgar os monstros que pretendem vir ao Brasil para estabelecer uma nova Ordem da Noite Eterna, uma antiga sociedade secreta que busca reerguer-se. Uma série de assassinatos ocorre na cidade do Rio de Janeiro, no ano de 1867 ao mesmo tempo em que um certo duque inglês vai reinaugurar a outrora próspera Casa Wilkinson de Comércio. Para investigar, ele conta com a ajuda dos seus fiéis companheiros de aventura: Brás Cubas, o boêmio-armeiro, quem cuida dos seus equipamentos, e Quincas Borba III, um hipopótamo reencarnado em um gato.

Para saber mais sobre o projeto acesse: Site | Facebook | Twitter

Por Patrícia Visconti

 

Anúncios

Uma consideração sobre ““Machado de Assis – Caçador de Monstros”: A HQ que traz um jovem autor e suas criaturas na mesma cena”

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s