FIQ 2018 está chegando com uma programação intensa e totalmente gratuita

27459813_1821451591200832_441143168015329872_n
O FIQ 2018 – Festival Internacional de Quadrinhos de Belo Horizonte existe há quase 20 anos e já superou a marca de visitantes do evento como a Comic-Con em San Diego, passando a ser considerado o maior evento de quadrinhos da América.

O FIQ é realizado a cada dois, por isso que antes de ser considerado um festival, era chamado de Bienal Internacional dos Quadrinhos e sua programação é variada, tem diversos convidados de relevância nacional e internacional, exposições, lançamentos, feira de publicações, sessões de vídeo, oficinas, palestras, mesas redondas e outras atividades.

Neste ano o evento acontece nos dias 30 de maio a 3 de junho oferecendo ao público cinco dias de programação intensa e totalmente gratuita. As atividades estarão concentradas na Serraria Souza Pinto, mas também serão estendidas a outros três pontos da cidade e a curadoria do FIQ-BH 2018 é assinada por Ana Koehler, Carol Rossetti, Daniel Werneck e Fabiano Azevedo.

A temática deste ano do FIQ são os “Processos Colaborativos”, segundo o coordenador do FIQ-BH, Afonso Andrade, a proposta é abordar os aspectos colaborativos fundamentais na criação de quadrinhos, que serão refletidos na própria programação do festival.

fiq_1

Nesta edição contará com 26 debates, quatro exposições, cinco oficinas, homenagens, lançamentos, rodada de negócios, sessões de autógrafos e de cinema de animação. Além de duelo de quadrinhos e atividades interativas. Todo o espaço possui acessibilidade e haverá intérprete de LIBRAS em todas as sessões realizadas no auditório.

Estão confirmadas as presenças de mais de 500 profissionais, que além de participarem da programação, vão expor seus trabalhos em 217 meses e 22 estandes, além das presenças garantidas da homenageada para esta décima edição, a profissional de destaque entre quadrinistas brasileiros, com reconhecida projeção internacional, Érica Awano.

Também têm presença confirmada no festival quadrinistas como o britânico Dave McKean, a belga Flore Balthazar, a francesa Gauthier, a alemã Claudia Ahlering e os italianos Zerocalcare e Mario Alberti, além de mais de uma centena de convidadas e convidados nacionais, como Eloar Guazzelli, Marcelo D’Salete, Dika Araújo e Rebeca Prado.

FIQ_festival_internacional_de_quadrinhos_2018

A arte desta edição foi concebida pela quadrinista Cris Eiko, que também participará da programação. “Quis retratar esse momento em que o leitor ou leitora está com uma boa HQ nas mãos e se sentindo transportado no meio das ideias”, conta a desenhista animada por ter recebido o convite da organização do festival.

A abertura oficial do festival está marcada para acontecer no dia 30 de maio, quarta-feira, às 16h30, na Serraria. O FIQ é uma co-realização da Prefeitura de Belo Horizonte (PBH), por meio da Secretaria Municipal de Cultura (SMC) e da Fundação Municipal de Cultura (FMC), e do Instituto Periférico.

A edição 2018 conta com os patrocínios da Oi e da Cemig, viabilizados por meio da Lei Estadual de Incentivo à Cultura de Minas Gerais.

Para mais informações sobre o FIQ-BH 2018, acesse os endereços abaixo:

Site | Facebook | Twitter | Instagram

Serviço
FIQ 2018- Festival Internacional de Quadrinhos
Data: 30/Maio a 3/Junho
Horas: 09h às 21 horas (quarta a sexta-feira)
10h às 21 horas (sábado e domingo)
Local: Serraria Souza Pinto
Endereço: Av. Assis Chateaubriand, 809
Floresta – Belo Horizonte, Brasil

Por Priscila Visconti

Uma consideração sobre “FIQ 2018 está chegando com uma programação intensa e totalmente gratuita”

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s