IVAN COSTA – DE MARQUETEIRO EMPRESARIAL À PRODUTOR CULTURAL

ivanc

Ele é fã de quadrinhos desde que se conhece por gente, um colecionador com peças e materiais de dar um inveja em muita gente, além de ser um dos sócios de uma das maiores agências de quadrinistas no mundo, também, um dos sócios da maior comiccon do planeta e um nerd convicto, com carteirinha e tudo. Ivan Costa, esse cidadão de Gotham que trabalhava com marketing empresarial, e viu uma grande oportunidade de migrar naturalmente para o campo da produção cultural.

1932398_10152763459613438_1649778423_nIvan que anos atrás intercalava sem tempo entre o mercado empresarial com produções culturais, como na organização do Festival Internacional de Quadrinhos de Belo Horizonte – FIQ e também, reunir parte e seu grande acervo de coleção artística, em exposições, que já lhe renderam três troféus HQMix.

Além do mais, Ivan ainda realizou exposições paralelas enquanto ainda não estava oficialmente no mercado de produção cultural, dentre essas “Batman 70 Anos” (2009), “Criando Quadrinhos” (2011) e “Ícones dos Quadrinhos” (2013), todas premiadas na categoria “melhor exposição”.

15621696_841084692698616_1927559551166392500_n

Posteriormente, em meados de 2012, sua paixão pela nona arte acabou tomando seu tempo por completo, e o que antes era um hobby, acabou se tornando uma atividade exclusiva.

Ivan conheceu Joe Prado, que na época agenciava Ivan Reis e fazia diversos trabalhos como arte-finalista em editoras internacionais. Joe sempre almejava em montar sua própria agência de quadrinistas, então as ideias de ambos de entrelaçaram e acabaram vendo uma oportunidade para criar a Chiaroscuro Studios, hoje uma das maiores agências, como dito acima, com mais de 50 artistas, dentre esses os maiores quadrinistas e ilustradores do mundo, sendo 97% de seu casting de artistas brasileiros, fazendo trabalhos para as editoras mundialmente conhecidas. As publicações de artistas da Chiaroscuros Studios saem semanalmente no mercado internacional.

Em 2016 eles resolveram reunir artes e pin ups dos artistas da agência em um anuário com trabalhos inéditos de grandes nomes dos quadrinhos em um incrível livro de luxo. A campanha foi financiada através do Catarse, com mais de 500 apoiadores e somando quase R$ 80 mil, sendo um recorde entre todos os projetos de quadrinhos na plataforma de crowdfunding, com a maior arrecadação na categoria.

Mas, o sonho de Ivan e Joe era ainda maior, reunir todos os artistas num projeto único e singular, aonde cada um pudesse mostrar seu dom e integrar os artistas da agência. Então, em 2017 lançaram a primeira Graphic Novel da Chiaroscuro Studios, intitulada “Dias de Horror”.

chiaroscuro_studio_Ficha_Catarse_1_810x450

Um projeto novo e irreverente, roteirizado por Danilo Beyruth que apresentou uma narrativa em que cada página seria ilustrada por um artista, assim conforme a trama fosse acontecendo os traços poderiam mudar, mas a ideia e performance seguiria no mesmo script. Foram 50 artistas participando deste projeto, além de Sidney Gusman – jornalista e editor das Graphics MSP e também do site Universo HQ – na edição da Graphic.

21727985_1669889556376773_9109494244123507953_n
Foto por Priscila Visconti

Mas, como Ivan não para nem mesmo quando está parado (risos), enquanto a graphic novel da agência era sendo produzida, ele já pensava em propagar a arte e a cultura, e naquele mesmo ano, foi curador de mais uma exposição, “A Era Heroica: O Universo DC Comics por Ivan Reis“, no Memorial da América Latina, em São Paulo, onde foi exibido obras distintas do trabalho de um dos maiores nomes dos quadrinhos da atualidade, Ivan Reis da DC Comics.

Uma exposição que foi organizada com pouco tempo por Ivan Costa, mas a partir deste tempo ele começou a separar as peças e então, ela foi ganhando forma e ganhou merecimento como umas das maiores exposições de quadrinhos de 2017. E também aconteceu a “Exposição Marvel Comics – Invasão CCXP 17”, no Shopping Eldorado em São Paulo.

artes_pp

A Chiaroscuro Studios ainda apresentou três projetos publicitários nacional e internacional. Dentre esses na área de licenciamento da Warner Bros Entertainment Brasil; artes exclusivas criadas por Eddy Barrows, Ivan Reis e Adriana Melo para a Riachuelo; linhas de garrafas colecionáveis da Liga da Justiça com arte de Ivan Reis, para Itubaína; e ainda a campanha criada pela Lew’Lara\TBWA para o esmalte da Mulher Maravilha para a Risque, com artes criadas por Pericles Júnior.

Ainda em 2017, Costa levou o Troféu Jayme Cortez, uma das maiores condecorações do Troféu Angelo Agostini, destinada as pessoas que fizeram grandes contribuições aos quadrinhos brasileiros.

E com este currículo, é claro que esse prêmio não poderia deixar de estar na estante de Ivan Costa, pelos feitos memoráveis e incontestáveis que ele realizou durante toda sua vida profissional.

11953103_10154311252238438_3921423911904684022_nInfluente em diversas mídias, onde quer que Ivan vai, ele acaba sendo destaque, ou por quadrinistas querendo apresentar seus projetos, como produtores culturais, que o vêem como referência dentre tantos eventos e desígnios inigualável que ele já realizou.

Ivan deixou até um recado para àqueles que buscam uma colocação no mercado dos quadrinhos, que não nada fácil e muito competitivo, principalmente no exterior, aonde encontra-se profissionais de diversas nacionalidades e a concorrência é árdua e cansativa.

Todo artista nunca está pronto, deve estudar, buscar melhorar para subir de nível, principalmente para aqueles que estão começando“, comenta Ivan, que completa dizendo; “A excelência está na prática contínua. Treinar, fazer exercícios, fazer amostras, não apenas para apresentações, exercitar se traço a cada dia. Estudar, aproveitar a CCXP para ouvir dicas de profissionais com humildade, para se aperfeiçoar ainda mais, e criar seu própria estilo“, conclui o CEO.

15355606_10155748733703438_1157057428355949547_n

Para saber mais sobre os projetos da Chiaroscuro Studios acesse:
Site | Facebook | Instagram

E para conhecer mais sobre o CEO, produtor e entusiasta da nona arte, Ivan Costa, só entrar em contato através de suas redes sociais, e com certeza ele irá te receber com muita atenção e carisma.

Facebook | Instagram | Twitter

Por Patrícia Visconti

Uma consideração sobre “IVAN COSTA – DE MARQUETEIRO EMPRESARIAL À PRODUTOR CULTURAL”

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s