‘Geek’ – Um documentário nacional sobre o universo nerd

MV5_BOWMy_NWJj_NWEt_Y2_Jh_Yi00_Yzg1_LTkz_Mz_Yt_MDg5_OWI1_NDlh_NThk_Xk_Ey_Xk_Fqc_Gde_QXVy_Mj_Az_Nj_Aw_Mj_Y_V1_800x448

Estreou no mês de Maio no catálogo da plataforma streaming, o primeiro documentário original da Netflix segmentado para o público geek.

A série “Geek” é uma produção nacional, que aborda um pouco deste universo culturalmente nerd. Com oito episódios de aproximadamente 23 minutos, o filme traz entrevistas com autores, gamers, desenvolvedores, ilustradores, entusiastas, entre outros.

O primeiro episódio é com o mestre dos quadrinhos, artista da DC Comics agenciado pela Chiaroscuro Studios, Ivan Reis, contando um pouco de sua história, carreira, mercado junto à nona arte.

Depois seguem episódios sobre gamers profissionais, ilustradores, dentre esses, Daniel Wu, podcasters especializados neste cultura, projetores de jogos eletrônicos, empresários, competidores de luta medieval, entre outros. É literalmente um mergulho inerente ao mundo dos geeks, com especialistas e entusiastas falando com convicção e sapiência sobre este universo.

Descrição de cada episódio:

Episódio I – Entrevista com o desenhista brasileiro Ivan Reis. Aqui ele fala da trajetória até à DC Comics e como revitalizou o personagem Aquaman, quase sempre ridicularizado, mas que ganhou carga emocional nova na arte de Ivan Reis. Também fala dos desafios para os artistas brasileiros e a relação entre hq’s e sociedade como forma de registro histórico.

Episódio II – Realidade virtual e desenvolvimento de jogos são explorados neste episódio em conversas com os fundadores da Overloadr. A ascensão dos jogos, situação atual do mercado e as buscas do público por imersão nesse gênero ficcional cada vez mais comum.

Episódio III – É um episódio com menos conteúdo e mais tentativa de humor. Uma simpática raposa espacial entrevista o público na BGS (Brasil Game Show) de 2017. Entre os episódios de Geek, certamente o que menos agrega conhecimento.

Episódio IV – Dedicado exclusivamente ao jogo League of Legends, a série Geek entrevista a equipe brasileira INTZ. Os jogadores falam da rotina de treinamento, desafios e a possibilidade de inserção da modalidade aos Jogos Olímpicos.

Episódio V – Este é certamente o momento de maior reflexão da série. Aqui, instrutores de jogos de tabuleiro conversam sobre o impacto emocional que os board games podem trazer por causa da maior interação entre os jogadores. Os participantes falam sobre como os tabuleiros trouxeram habilidades e competências às famílias, além de descontração, cooperação estratégias.

Episódio VI – Bate-papo com o ilustrador Daniel Wu sobre talento, inspiração, referências e processos de criação para a produção dos desenhos. Prato cheio para quem curte desenhar, quer saber por onde começar ou entender mais desse mercado.

Episódio VII – No penúltimo episódio da série Geek, temos contato com um clã paulista que encena temáticas medievais e nórdicas. Os integrantes falam dos combates, das roupas e da cultura geek relacionada a essas reconstituições históricas.

Episódio VIII – O chefe de investigação Rodrigo Fukugka mostra sua coleção de action figures. Fala dos desafios dos colecionadores, os cuidados com as peças e a linha que separa a emoção da razão financeira na hora de adquirir (ou não) novas figuras para a coleção.

“Geek” está disponível no streaming da Netflix.

Por Patrícia Visconti

Uma consideração sobre “‘Geek’ – Um documentário nacional sobre o universo nerd”

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s