Arte na Quebrada – Pantera Negra é inspiração para painel em escola na periferia de São Paulo

painelenzo

A cor é a forma mais alegre e divertida, para quem vive em uma cidade cheia de cinza, tristeza e o ódio, que atualmente vem se impregnando a cada dia, mas graças aos artistas visuais, podemos colocar cores pela metrópole de São Paulo, como nas escolas, não só para entreter os alunos, mas também mostrar cultura, e onde muitos podem ver algo insignante, outros verão como peça fundamental para uma sociedade com amor, inteligência e muita sabedoria, pois só a cultura, junto com a educação, pode mudar uma nação, e é disso que estamos precisando agora.

img-59-180607-23526169-e61c-419b-beac-9ada50e22f28-o

Por isso diversos coletivos estão se apropriando de espaço, tempo, escolas, muros, ruas, territórios, cidades e países, ocupando a cada mente, brecha, para deixar marcas de existência que resiste ao tempo, às dificuldades, a tudo que teima em negar, este é o instrumento para a construção de projeção social e que precisa estar escancarado em cada olhar, feito e expressão, por todos os cantos da cidade de São Paulo, mostrando que a arte é o fator para todos os paulistanos e paulistas.

Whats-App-Image-2020-10-29-at-16-11-00

Como os artistas TUWILÊ e HÉU, que irão transformar o imenso paredão da escola, EMEF Prof. Enzo Antonio Silvestrin, em uma obra de arte, num mural produzido pelos artistas.

As obras serão graffittis de lutas e resistências, em que já existe na narrativa da escola, mas também da própria existência do muro como simbologia poderosa para materializar o que acreditamos.

Whats-App-Image-2020-11-05-at-20-21-18

O painel terão dois elementos de destaque com referência do filme Pantera Negra, da Marvel Studios, lançado em 2018. Em um dos elementos é uma pantera retratando a força e a beleza dos múltiplos povos e culturas existentes no continente Africano, esse significado é uma das características, as quais entendemos que são necessárias para ocupar o interior do território da escola e assim, os estudantes enxerguem esse espaço como um lugar seguro na busca de elementos para lutarem com força e beleza contra os desafios existentes em suas trajetórias.

147191828-1279770835739772-434272850777815450-n

Outro elemento de significado é a presença de uma criança usando a máscara de do super herói Pantera Negra e, também, fazendo a saudação de “Wakanda”, em que eles escolheram um estudante da escola para fazer parte deste painel, como forma de referenciar as potências existentes em cada estudante que ocupa a escola e a partir da simbologia da trama do quadrinho, e dialogar com todes que passarem pelo mural, como se estivesse a dizer: “A arte está dentro de você”.

138768897-3703429373076782-7161705951844290150-o

Por fim, a arte vai mostrar uma grande importância para trazer uma outra história sobre o continente africano, mostrando, um espaço escolar que podem desconstruir os diversos estereótipos com a arte do cinema. Com o graffiti, o coletivo mostrará uma forma de proposição de inúmeras narrativas possíveis para o espaço da escola.

Parede-cinza

O coletivo vai juntar toda a comunidade de Parada de Taipas, Noroeste da Capital de São Paulo, para contribuir à arte e deixar seu recado, para que o voz do povo seja ouvida a uma distância inimaginável, e para que assim os gritos se ecoem pela cidade, e seja contemplado em todo território, propagando
e preservando o patrimônio cultural.

Afinal, chega um ponto que temos que gritar e estampar poderosamente para que todos saibam: EXISTIMOS, RESISTIMOS, SOMOS, NÃO ABRIMOS MÃO DA NOSSA LUTA E VAMOS OCUPAR!

Quem quiser colaborar para o projeto “Grafias de (re)existências escolares”, em um painel de 300m² na periferia paulistana, clique no link abaixo:

Catarse

Por Priscila Visconti

Uma consideração sobre “Arte na Quebrada – Pantera Negra é inspiração para painel em escola na periferia de São Paulo”

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s