Rapper paulistano clama pela valorização da mulher, o respeito e igualdade na sociedade

138825447-102549518487231-2776115923452237622-n

O rapper paulistano BreakDown, acaba de lançar um single autoral, com direito a um videoclipe memorável, pelo Centro Histórico de São Paulo, abordando um relacionamento de respeito e igualdade, o músico traz a contrapartida das últimas notícias sobre feminícidios e abusos contra as mulheres na sociedade atual, “Hei Mina”, é um hit que fala de paixão, juventude e empoderamento feminino.

A música que apresenta um ritmo envolvente e intrínseco, em uma mistura de rap e hip hop, BreakDown conta a sua perspectiva sobre a valorização da mulher,  contando sobre um romance quando era mais novo, e o quanto este envolvimento marcou intensamente seu âmago interior, mexendo com a sua cabeça e seu coração. Além disso, a canção mostra a relevância em se abordar relacionamentos sádios e fiéis, diante a tantas atrocidades de violência contra as mulheres, em específico a população negra.

Foto-01

Não ouvimos mais as pessoas falarem do olhar e eu considero os olhos a melhor forma de definir uma pessoa. Por isso, na letra, ressalto o olhar. O olhar dela muda a forma como ele vê o mundo. Numa época em que as mulheres estão tão em evidência e sempre em pautas importantes; é mais do que justo fazer essa homenagem para elas”, fala o rapper sobre o tema plural e significativo abordado na letra.

A atriz que interpreta essa mulher independente e empoderada no clipe, é Débora Santos, que disse wue se inspirou em diversos nomes relevantes da cultura pop para compôr sua atuação, nomes como Iza, Glória Groove, Vanessa do Rap, Drik Barbosa, Bell Hooks, Carolina Maria de Jesus. “Como mulher artista preta, esse tema já me permeia há muito tempo. Pensei muito em como me olhar. Se eu acredito que sou poderosa, o outro também vai acreditar que sou poderosa”, completa a atriz.

Enquanto a escolha da locação foi algo proposital, em relação ao história que as ruas do Centro Histórico viveu ao longo dos anos, e a composição remete a uma trama cativante e de superação, então essa pegada casaria perfeitamente com a essência dos prédios e monumentos do centro da cidade.

Quando ouvi pela primeira vez a música, me chamou a atenção a levada… esse suingue, que é a marca do Break. Pedi para ele manter esse gingado e leveza no clipe, dançando com ela”, revela o diretor do clipe, Leonardo Muniz.

143767192-109985227743660-1063543868774521905-n

O rapper BreakDown, nasceu na periferia da capital paulista, foi morador de rua, e a 22 anos (1999) ele se utiliza do rap como discurso para representar as pessoas amrginalizadas nas grandes metrópoles brasileiras. Gravou seu primeiro compacto em 2001, intitulado “Condenado pelo silêncio”, contando sua história de abandono e abuso na infância, e ainda somado pela invisibilidade que as pessoas que estão na rua sofrem diariamente.

Anos depois, em 2005, lançou “Testemunho”, em 2006, abriu o show da banda de rock CPM 22, e ainda participou do propgrama “Musical”, na TV Cultura. No ano de 2009, o rapper lançou a mixtape “À espera de um milagre” pelo selo independente RapSP2050, e hoje ele brinda com o single “Hei Mina”, representando e mostrando respeito à todas as mulheres do Brasil e do mundo.

Breakdown ainda desenvolve projetos sociais voltado para comunidades carentes da periferia, realizando palestras em escolas sobre drogas e violência e racismo.

 

Para conhecer mais sobre o rapper acesse:
Instagram | Facebook | Twitter

por Patrícia Visconti

Uma consideração sobre “Rapper paulistano clama pela valorização da mulher, o respeito e igualdade na sociedade”

Deixe um comentário