População clama contra o fechamento do Centro Cultural Correios RJ

1-9

O Centro Cultural Correios Rio de Janeiro está localizado no centro da capital fluminense, e é um marco histórico e cultural da cidade e do país. Construído em 1922, para ser sede da escola da companhia de navegação Lloyd Brasileiro, o prédio nunca chegou a ser inaugurado para ser finito propósito, já que por longos anos ele sediou a unidade de operação da Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos.

Após passar por reformas na década de 1980, ele foi desativado e reaberto em 1992, como parte da programação da Rio 92, exibindo a mostra Exposição Ecológica 92, evento integrante do calendário da Conferência das Nações Unidas para o Meio Ambiente e o Desenvolvimento.

2-9

A partir desta época, o edifício deixou de ser um patrimônio administrativo, e passou a entrar no centro cultural da cidade, com a inauguração oficial do Centro Cultural Correios, em agosto de 1993, juntamente com com a Exposição Mundial de Filatelia – Brasiliana 93. Desde então, prédio vêm promovendo eventos culturais como, teatro, vídeo, música, artes plásticas, cinema e outras.

foto-exposicao-selo

Todavia uma calamidade na cidade pode acontecer, pois o Centro Cultural Correios pode fechar as portas para sempre, pois segundo os cargos administrativos da cidade diz que o não apresenta utilidade burocrática ou lucro, e ele pode ser vendido para proprietários privados.

IMG-3067-Copy

Uma insensatez horrenda com a cultura carioca e nacional, de um espaço que já apresentou distintas exposições nacionais e internacionais, e está em plena conservação, além de ser uma herança ímpar à cidade, com sua história eminente e significativa para a população do Rio e do Brasil, por isso, qualquer influência hedionda à cultura é uma mancha na nossa história, e também, um atraso ao nosso futuro, pois aquele que não valoriza sem passado, não respeita o que virá daqui para frente.

CCCRJ-1

Salve a cultura do Brasil e os patrimônios que representam nossa origem, essência e autenticidade, pois sem eles, todo incentivo fiscal será frívolo e venal, visite as exposições e valorize os museus e os centros culturais da sua cidade, só assim você prioriza a educação, cultura, turismo, saúde e a qualidade de vida de seu povo.

242459731-4319015771500664-508587577959897391-n

Visando em manter nosso âmago cultural, um abaixo assinado contra o fechamento do Centro Cultural Correios RJ circula na web e de um abraçaço que acontecerá dia 7 de outubro, a partir das 14h, em frente ao prédio. Incentive e apoie a nossa cultura.

SERVIÇO

Centro Cultural Correios RJ
Endereço: Rua Visconde de Itaboraí, 20, Centro, RJ.
Horário de funcionamento: terça a sábado, das 12h às 19h
Entrada gratuita

por Patrícia Visconti

2 comentários em “População clama contra o fechamento do Centro Cultural Correios RJ”

  1. Bom dia, Barquinho Cultural! Agradecemos o apoio de toda a imprensa e viemos agradecer. E informar que graças a essa união os Correios decidiram por manter aberto e funcionando o Centro Cultural Correios RJ. MUITO OBRIGADA A TODOS!

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s