Um dos maiores autores e quadrinistas da literatura nacional, celebrou no dia 24 de outubro 2022, seus 90 anos de vida, e pensando nisso que o cartunista brasileiro, Élcio Danilo Russo Amorim mais conhecido como Edra, reuniu grandes cartunistas e escritores para celebrar e homenagear este mestre, que faz parte da vida de muita gente, influenciando com suas obras marcantes, divertidas e coloridas.
O grande Ziraldo, é escritor, cartazista, jornalista, teatrólogo, chargista, caricaturista, designer e ilustrador, que começou sua carreira nos anos de 1950 nos jornais e revista de expressão, como Jornal do Brasil, O Cruzeiro e Folha de Minas. Mas foi nos anos de 1960, que o artista começou a fazer sucesso, com o lançamento da revista em quadrinhos super brasileira: A Turma do Pererê.
Na época da ditadura militar, ele fundou com outros humoristas, O Pasquim — um jornal não conformista e com improvisações, na qual criou um novo estilo no jornalismo brasileiro, em uma nova forma de interpretar a notícia, que mudou um pouco a história da imprensa brasileira, revolucionando no estilo de suas reportagens. Nesta
época, nos anos 60, Ziraldo focava mais nas publicações para o publico adulto, especialmente The Supermãe e Jeremias, o Bom, também contam com uma legião de admiradores.
Porém, no final da década de 60, ele lançou seu primeiro livro infantil, Flicts, em 1969, conquistando à todos. Mas foi na década de 1980, que ele lançou seu grande sucesso, que o deixou ainda mais popular, além de ter diversas adaptações, como teatro, quadrinhos, TV, ópera, videogame, internet e cinema, esse realmente foi um fenômenos editoriais de todos os tempos no Brasil, com mais de 129 edições.
Além de adaptadas, suas obras também foram traduzidas para diversos idiomas como inglês, espanhol, alemão, francês, japonês e italiano, assim o fez ganhar mais notoriedade pelo mundo a fora, recebendo inúmeros prêmios, entre eles se destacam: o prêmio Jabuti, em 1982, pelo melhor livro de arte com O Bichinho da Maçã, o prêmio Andersen da Itália, em 2004, pela edição italiana do livro Flicts, e o prêmio Quevedos 2009, o mais importante prêmio do humor gráfico no mundo, por toda a sua obra.
Aos 90 anos, o Ziraldo Alves Pinto, o ‘Seu Zizi’, recebe essa homenagem na qual reuniu grandes nomes, são 90 cartunistas e escritores que faz ecoar mais forte esta homenagem para podermos externar toda a admiração ao mestre, em forma de livro. Um artista completo, de uma inteligência suprema e muita complexidade, pela imensidão de seu talento.
Esse não foi o primeiro trabalho de Edra sobre o Ziraldo, o cartunista lançou o livro Ao mestre com carinho: Ziraldo 85 no traço de 85 talentosos cartunistas, no qual reuniu 85 cartunistas, quadrinistas e ilustradores de todo o Brasil para homenagear Ziraldo, que completara 85 anos em outubro de 2017. Por este livro, Edra ganhou em 2019 o 31° Troféu HQ Mix na categoria “grande homenagem”.
E agora, o quadrinista retorna em mais uma homenagem com o livro 90 Maluquinhos por Ziraldo: Histórias e Causos, lançado pela Editora Melhoramentos, lançado no dia 30 de Janeiro de 2023, e com um evento realizado no último sábado (11), na Livraria Drummond, no Conjunto Nacional na capital paulista, no lançamento oficial do livro, que contou com a presença do próprio Edra, de alguns autores que participaram do livro e de grandes convidados ilustres, que mobilizam e incentivam para que a cultura nacional, não se perde em meios a ignorância da baixaria da grande mídia atual.
Povo manda muito bem
CurtirCurtir