O evento mais badalado do streaming vermelho – TUDUM Festival – que aconteceu no Brasil na cidade de São Paulo, nos dias 16 a 18 de junho, trouxe diversas novidades sobre as próximas grandes produções do canal, entre elas, o lançamento do teaser de Avatar: O Último Mestre do Ar, uma releitura da obra clássica com algumas observações mais fiel ao conteúdo original.
No pequeno vídeo é mostrado os símbolos por trás de cada dobra e sua respectiva nação correspondente, tendo em vista, a forma como é dividido o mundo no universo de Avatar. A nação da água habita os dominadores de água, assim como, a nação do fogo é conhecida pela dominação do fogo, seguido por terra, com os dominadores do elemento terra, e o ar com os dominadores conhecidos por nômades do ar.
Apesar de curto, o material trouxe bastante expectativa pela forma como foi colocado os desenhos e símbolos de cada grupo dentro das divisões da história. A Netflix ainda disponibilizou a imagens mostrando a caracterização de alguns personagens principais da trama, Aang será interpretado por Gordon Cormier, Katara ganhará vida por Kiawentiio Tarbell, Juko será vivido por Dallas Liu, Sokka será interpretado por Ian Ousley.
Avatar: O Último Mestre do Ar, conta com três livros base para desencadear a história, além de uma série animada bastante aclamada pelo público pela forma como adaptou o conteúdo original, sendo serializado por três temporadas e terminado com 61 episódios. O desenho foi muito bem recebido pelo público e crítica sendo lembrado com bastante carinho pelos fãs.
“Durante o período em que o Avatar desaparece, a nação do fogo se fortificou e subjugou as outras nações, sendo conhecida pelo seu poder bélico e industrialização. Em um momento da trama é mostrado dois irmãos da nação da água do sul, encontrando um adolecente chamado Aang. A história parte desse ponto para desenvolver os personagens, os colocando em uma missão de restaurar a paz no mundo através do enfrentamento ao imperador do fogo.”
Um segundo lançamento animado do universo de Avatar aconteceu sob o codinome de A Lenda de Korra, com 52 episódios divididos em 4 temporadas. No entanto, a recepção a essa nova linha temporal dos dobradores não foi recebida de forma agradável pelos fãs, isso devido a toda a forma como as narrativas se estabeleceram em volta da personagem principal.
Ambas as séries foram exibidas em TV aberta no Brasil pelo programa infantil do SBT, Bom Dia e Companhia, devido a isso os personagens conseguiram ganhar grande popularidade. Um filme também foi produzido em 2010, e apesar da pouca receptividade a produção de 150 milhões de dólares, conseguiu arrecadar cerca de 319,7 milhões em bilheteria mundial.
Avatar: O Último Mestre do Ar chega à plataforma de streaming em 2024.
por Daniel Guimaraes

