O roteirista Jean-David Morvan e o desenhista Dominique Bertail se unem à própria Madeleine, que é coautora da obra, para produzir um quadrinho que transmite uma emocionante história da Resistência Francesa, durante a Segunda Guerra Mundial, na obra Madeleine, resistente: 1. A rosa engatilhada, designando o conjunto de movimentos e redes que durante a guerra, prosseguiu a luta contra o eixo e os seus delegados colaboracionistas desde do armistício do 22 de Junho de 1940 até à Liberação em 1944. Seus membros eram conhecidos como partisans.
A trama é uma viagem na vida de Madeleine Riffaud, uma heroína da resistência, poeta, jornalista e correspondente de guerra, uma jovem corajosa que desafiou todas as adversidades, que viveu feliz ao lado de seu avô e de seus pais professores, mas que a crueldade da Segunda Guerra Mundial separou essa convivência familiar. Além de lutar por um ambiente desafiador, por um local inapropriado, a garota também batalhou contra a tuberculose em um sanatório.
Mas Madeleine também se tornou uma testemunha de seu tempo, pois sua valentia resistente, na qual como era conhecida como uma talentosa poetisa e jornalista.
Hoje ela compartilha seus momentos marcantes de vida por meio de uma trilogia excepcional, apresentada no formato envolvente da graphic novel. Uma obra-prima que eterniza os incontáveis detalhes dessa autobiografia memorável, graças ao brilhante roteiro de Jean-David Morvan e às ilustrações espetaculares de Dominique Bertail.
Jean-David retratou em linhas emocionantes de toda resistência que Madeline passou, juntando as cores azul, preto e branco de Dominique, retratando com precisão excepcional a juventude da jornalista, assim cativando toda força que ela enfrentou corajosamente, neste primeiro volume da trilogia que será uma grande oportunidade de embarcar nesta jornada, com surpresas eletrizantes que aguardam os leitores.
Madeleine, resistente: 1. A rosa engatilhada foi lançado em julho de 2023, e é uma obra para os verdadeiros apreciadores da arte da graphic novel, apresentamos uma trilogia imperdível, que traz uma das mais emocionantes biografias da Resistência Francesa durante a Segunda Guerra Mundial, com uma narração fluida e poderosa de Jean-David Morvan é aprimorada pelo traço claro e expressivo de Dominique Bertail, semelhante a um mangá, em graciosos tons de azul. Uma biografia luminosa, apesar do contexto muitas vezes trágico.






