O grupo de jovens mais querido das animações, completou nesta quarta-feira (13), 54 anos desde a sua estreia em 1969. A sitcom produzida pela Hanna-Barbera Productions para a CBS, a série estreou no dia 13 de setembro de 1969, logo cedo às oito da manhã e seguiu por duas temporadas até o dia 31 de outubro de 1970, sendo produzido 25 episódios. Com estilo hippie, para encaixar a época, descontraído, divertido, permeado de mistérios, casos sobrenaturais e perseguição dos fantasmas atrás da turma.
A franquia de Scooby-Doo, Where Are You! foi a primeira obra a consistir principalmente em séries animadas, vários filmes e mercadorias relacionadas, a série criada por William Hanna e Joseph Barbera, pelo executivo da CBS Fred Silverman, pelos roteiristas Joe Ruby e Ken Spears e pelo desenhista Iwao Takamoto. O título original era “Who’s Ssssscared?”. Fred Silverman queria um desenho que misturasse comédia e mistério, na mesma linha da sitcom americana “The Many Loves of Dobbie Gillis”. Todavia, os primeiros desenhos foram rejeitados por serem muito assustadores.
A história dos quatro adolescentes metidos a detetives – Fred, Daphne, Velma, Salsicha e um dogue alemão chamado Scooby-Doo, que viajam em uma van chamada Máquina Mistério, que ajudam a investigar casos misteriosos, na qual visitam lugares inóspitos, casas mal-assombradas, pântanos e ilhas, que na maioria das vezes são ameaçados por monstros, zumbis e outros tipos de vilões.
Os jovens seguem pistas, fogem de vilões e na maioria das vezes se perdem em labirintos, passagens secretas e porões escuros, na qual sempre se dividem em dois grupos para procurar, Fred, Daphne e Velma vão por um lado, enquanto Salsicha e Scooby vão para outro, mas e sempre acabam perseguidos pelos vilões. Mas a fórmula dos episódios é sempre a mesma, porém isso nunca tira o brilho do show há mais de 50 anos.
Pois sempre depois das perseguições ou uma sequência musical, em um meio de algum plano mirabolante, vilões sempre são pegos e desmascarados, revelando suas verdadeiras identidades. Assim quando revelado quem está por trás da máscara, os vilões sempre dizem: “Eu teria conseguido se não fossem essas crianças enxeridas e esse cachorro idiota!”.
Desde a sua estreia, que tinha como objetivo apaziguar os pais que protestavam contra os programas de super-heróis, Hanna-Barbera criou a animação de forma não violenta para ser transmitida nas manhãs de sábado, dando uma nova cara aos programas da época, com cenas sobrenaturais, suspense, mas passar diversão e entretenimento às crianças.
A ideia do nome Scooby-Doo veio do trecho da canção de Frank Sinatra, “Strangers in the Night”, no qual a canção Sinatra canta “dooby dooby doo”, e em um voo para Los Angeles, o produtor Fred Silverman, não conseguia tirar da cabeça, então colocou o nome de Scooby-Doo, Where Are You? e tornou Scooby-Doo o astro da série.
O seriando recebeu diversas estrelas, que uniram forças com garotos, grandes celebridades e nomes da cultura pop para viver novas aventuras como Chris Paul, Sia, Halsey, Ricky Gervais, Kenny Thompson, Wanda Sykes, Bill Nye, Neil deGrasse Tyson e Mark Hamill, junto com personagens fictícios como Steve Urkel l, Batman, Sherlock Holmes, O Flash, Mulher Maravilha, entre tantos outros.
No filme de 2002 e 2002, a banda canadense Simple Plan, tocou a canção oficial do longa, em que a música tema do desenho animado não tinha sua versão original divulgada pela banda, que apenas apresentava ela em performances ao vivo. A canção segue fazendo sucesso até hoje. O longa foi dirigido por Raja Gosnell a partir de um roteiro de James Gunn e estrelado por Freddie Prinze Jr., Sarah Michelle Gellar, Matthew Lillard, Linda Cardellini, Rowan Atkinson e Neil Fanning fez a voz do Scooby-Doo.
O sucesso de parceria mais recente foi o crossover “Scoobynatural”, na qual a turma do Scooby-Doo se uniu as irmãos Winchesters, no 16º episódio da 13ª temporada da série de drama sobrenatural Supernatural. No episódio, Sam, Dean e Castiel são sugados para o mundo animado de Scooby-Doo e devem ajudar a Turma do Scooby a resolver um mistério quando um verdadeiro fantasma colide com os eventos de “Uma Noite de Medo não Acaba Cedo” da série original. O episódio recebeu aclamação da crítica por seu humor, referências, senso de nostalgia e o ajuste natural entre o crossover das duas séries.
Recentemente foi lançado na HBO, a série da Velma, animação adulta de comédia e mistério baseada na personagem Velma Dinkley, desenvolvido por Charlie Grandy, e estrelada pela produtora executiva Mindy Kaling como a voz do personagem principal, com Sam Richardson, Constance Wu e Glenn Howerton em papéis coadjuvantes.
A série gira em torno de Velma Dinkley e os outros membros da Mistério S/A; antes de sua formação oficial. Essa foi a primeira série da franquia a não apresentar o personagem Scooby-Doo. Porém não houve boas críticas do público, devido ao roteiro confuso e apelação pela audiência.
Ao longos de todos esses anos, Scooby-Doo é uma das produções mais assistidas em todo mundo, ficando atrás apenas de Os Simpsons, mas todas as 14 séries já lançadas são sucesso, renovando e inspirando mais crianças a assistirem e sempre misturando comédia e mistério, na mesma linha da sitcom. Atualmente a série produzida pela Hanna-Barbera, tem os direitos da Warner Bros. e Warner Bros. Animation.
Todas temporadas das séries, os filmes e as animação podem ser assistidas no Cartoon Network, HBO e na Warner Channel TV, apesar da mesma trama, quem assisti ao mesmo tempo que tentas descobrir quem é realmente o fantasma junto com a turma mais animada do mundo sobrenatural, mostrando que os vilões não são os fantasmas, mas sim todos aqueles que querem passar a perna nas pessoas.











