Simple Plan – Uma trajetória surpreendente de emoção e engajamento com seus fãs

707189c8-aa23-4ffa-ae00-aaac1e518727-1544281-TABLET-LANDSCAPE-LARGE-16-9

No início dos anos 2000, uma banda de garotos da cena pop punk surgia nas rádios e na tela da MTV de todo o mundo, trata-se dos canadenses da banda Simple Plan, que apesar do primeiro álbum No Pads, No Helmets…Just Balls ser lançado apenas em 2002, a trajetória dos meninos seguem desde o começo da décade 1990, quando Pierre Bouvier e Chuck Comeau ainda estavam no colégio almejando a carreira musical.

Como sabemos, a vida artística não são flores e tampouco glamour, e para conquistar seu espaço o Simple Plan ralou e muito para conseguir isso, até hesitar e desistir aconteceu, mas no ano de 1999, durante um festival de música independente no Canadá, Chuck e Pierre se reencontraram, e o baterista que já havia encontrado outros membros para sua nova banda, Jeff Stinco e Sebastien Lefebvre, mas precisa de um vocalista, foi quando Pierre retomou aos palcos e começou a trabalhar com eles, fazendo shows na sua terra natal. Porém, a banda ainda precisa de mais um integrante, esse era David Desrosiers (que saiu em 2020 após denúncias de assédio sexual), que deixou os garotos impressionados com a performance que ele fez com sua antiga banda, e o convidou para se juntar e finalmente montar o Simple Plan.

Desde então, os cinco garotos excursioram não apenas pelo Canadá, mas em diversos lugares do mundo, com seus singles virando hits em diferentes paradas de sucessos, e eles conquistando a cada dia, mais e mais fãs por onde passavam, com suas músicas singulares, envolventes e muito significativas, o sucesso era inevitável, com cinco álbuns de estúdios lançados, No Pads, No Helmets…Just Balls (2002), Still Not Getting Any… (2004), Simple Plan (2008), Get Your Heart On! (2011), Taking One for the Team (2016), e Harder Than It Looks (2022), ainda tem os EPs Get Your Heart On – The Second Coming! (2013), além de dois discos ao vivo, Live in Japan 2002 (2003) e MTV Hard Rock Live (2005), que lhe renderam prêmios em diversas premiações, como CASBY Award, La Presse Awards, MTV Asia Awards, MTV Europe Music, MTV Video Music Awards, MuchMusic Video Awards, Teen Choice Awards, entre outros.

A banda ainda gravou o tema para a animação de Scooby-Doo, com a faixa “What’s New Scooby-Doo?”. O desenho animado marcou os anos 2000, mas não havia uma versão original, o Simple Plan apenas realizava a performance da canção em seus shows, mas, no ano de 2021, eles disponibilizaram a música nas plataformas de streaming e os fãs agradeceram muito com esse presente, que é ecoado em coro nas apresentações ao vivo do grupo.

No Brasil a banda já é veterana, e visitaram o país oito vezes 2005 (Festival Mix TV e shows solo); 2007 – SNGA Tour; 2008 – Acústico MIX TV;  2009 – Self-Tilted Tour; 2011 – SWU Festival; 2012 – GYHO Tour; 2016 – TOFTT Tour e 2018 – turnê de aniversário do No Pads -, sempre com casa cheia e pretensão de retorno eminente e categórico, tal como a performance que os meninos farão no festival I Wanna be Tour, em março de 2024, que já é um dos shows mais aguardados para o próximo ano, que não apenas os fãs, mas a própria banda segue entusiasmada para este encontro por terras brasileiras.

O Brasil sempre foi um lugar muito, muito especial para nós. Foi onde tivemos alguns dos nossos shows mais incríveis de todos os tempos e temos uma sensação louca de que esta turnê pode superar todos eles! Obrigado por todo o apoio incrível nas últimas 2 décadas! Mal podemos esperar para ver todos vocês nos shows! Fica ainda mais emocionante porque estamos vindo com algumas de nossas bandas e amigos favoritos”, finaliza Simple Plan sobre a I Wanna Be Tour.

por Patrícia Visconti

Deixe um comentário