O roteirista e editor de quadrinhos Daniel Esteves de 41 anos, é um apaixonado pela nona arte, formado no curso técnico de Desenho de Comunicação e graduado em História pela Universidade São Paulo (USP), Esteves é um colecionador de prêmios no HQMIX e Angelo Agostini como melhor roteirista.
O artista tem sua própria editora independente, o selo Zapata Edições, na qual atua há mais de 15 anos no mercado independente brasileiro, tanto com publicações próprias, como participando de revistas e livros de outras editoras e selos. Também através do ensino com a Escola HQ em FOCO.
Sua primeira história em quadrinhos a ter destaque foi a série Nanquim Descartável, publicada entre 2007 e 2012, a obra tem cerca de 250 páginas escritas por ele e com desenhos de diversos artistas, tais como Wanderson de Souza, Wagner de Souza, Mario Cau, Júlio Brilha, Mário César, Fred Hildebrand, Alex Rodrigues (responsáveis pelo visual das personagens), entre outros.
Depois ele lançou sua primeira série em quadrinhos, São Paulo dos Mortos, na qual mostra um futuro próximo pós-apocalíptico no qual o mundo foi tomado por zumbis. A trama, ambientada em São Paulo, tem a participação de diversos desenhistas, como Al Stefano, Alex Rodrigues, Jozz, Ibraim Roberson, Lucas Perdomo, Laudo Ferreira, Omar Viñole, Samuel Bono, entre outros. Todos os volumes foram viabilizados por financiamento coletivo através da plataforma Catarse e o terceiro volume ganhou o 29º Troféu HQ Mix como melhor publicação independente de grupo.
Com o sucesso que Daniel estava tendo nos quadrinhos e os prêmios que estava recebendo, ele lança seu novo projeto, a HQ Último Assalto, com desenhos de Alex Rodrigues. A obra foi indicada ao Prêmio Jabuti de melhor história em quadrinhos, conta a história de Kevin Silva, um garoto negro e pobre que tenta reconstruir sua vida no boxe após sair da Fundação CASA, mas que precisa encarar obstáculos como preconceito, subemprego e a necessidade de sobreviver.
A maioria de suas publicações já receberam diversos troféus HQMIX e Angelo Agostini, os principais do mercado de quadrinhos brasileiros. E os artistas do selo vem participando dos mais diversos eventos, seja como expositores, palestrantes ou ministrando oficinas. Daniel ainda tem uma meta ainda maior, que é levar ao público, histórias conteúdo e temáticas relevantes para os nossos tempos.
Daniel esteve presente em todas as edições da CCXP, mas neste ano, ele teve a honra de ser convidado pela organização e estará todos os dias junto com parte de sua equipe no Artists’ Valley, em que ele levará todas suas obras, histórias, seus principais lançamentos e suas obras clássicas da literatura para HQ, que no total foram oito livros já lançados.
A CCXP 2023 acontece entre os dias 30 de novembro a 3 de dezembro, no São Paulo Expo, com muitas novidades e mais de 500 artistas no coração do maior festival de cultura pop do mundo.







