Neste ano de 2023 o terceiro filme lançado e o sexto na ordem cronológica da saga Stars Wars, o longa Star Wars: Episódio VI – Retorno de Jedi, completa 40 anos, o filme lançado nos Estados Unidos no dia 25 de maio de 1983, dirigido por Richard Marquand e escrito por Lawrence Kasdan e George Lucas, com base na história de Lucas, com Lucas como produtor executivo.
A trama se passa aproximadamente um ano após os acontecimentos de Star Wars Episódio V: O Império Contra Ataca, em que o Império Galáctico está sob supervisão militar do impiedoso Darth Vader, que começou na construção de sua segunda Estrela da Morte, para aniquilar a Aliança Rebelde. O grande Imperador Palpatine, também conhecido como Darth Sidious, planeja supervisionar pessoalmente as etapas finais de sua construção.
Enquanto isso à Frota Rebelde começa um ataque em grande escola à Estrela da Morte, para evitar que isso ocorra o término de sua construção e matar Palpatine, pondo efetivamente um fim ao Império, e Luke Skywalker, líder rebelde e um cavaleiro Jedi, luta bravamente para resgatar Darth Vader, que é ex-jedi que também é seu pai, de volta do Lado Sombrio da Força.
Este filme foi o primeiro da saga a utilizar a tecnologia THX e a equipe do longa se baseou nos storyboards de George Lucas durante toda a pré-produção, pois então Lucas, Kasdan, Marquand e Howard Kazanjian escreviam o roteiro, na qual passaram semanas junta as ideias, a equipe já pensava na pós-produção e todos seus efeitos especiais.
Originalmente o filme deveria ser A Vingança de Jedi, mas pouco antes da estreia George Lucas voltou a ideia inicial, adotando o nome Retorno de Jedi, pois segundo ele, é de que um Jedi nunca se vingaria, a não ser que quisesse passar para o Lado Sombrio da Força.
Então esta decisão eliminou o conflito que poderia vir com o título do terceiro filme da série cronológica, Star Wars: Episódio III – A Vingança dos Sith. Retorno do Jedi recebeu boas críticas, elevando o nível de seus anteriores, obtendo 475 milhões de dólares ao redor do mundo.
“Prazer em conhecê-lo. Sou C-3PO, Relações Humano-Ciborgue”
Para celebrar os 40 anos deste clássico dos cinemas e alegrar os fãs de Star Wars, a CCXP convidou o ator Anthony Daniels, o único a participar de todos os nove filmes da saga, além de obras do universo paralelo, interpretando o C-3PO. O astro que só começou se interessar pelo mundo da ficção-científica quando conheceu George Lucas, ficou impressionado com a figura do androide dourado, que o chamou bastante sua atenção, mas foi o roteiro de “Episódio IV: Uma Nova Esperança” que encantou o artista.
O astro também atuou em outras produções como nas três adaptações de rádio da trilogia original, teve sua própria série de desenhos animados, “Droids”, e emprestou sua voz para as animações “As Guerras Clônicas” e “LEGO – As Crônicas de Yoda”, além de ter sido o anfitrião do espetáculo orquestral itinerante “Star Wars in Concert. Em 2019, o artista dividiu suas memórias com os fãs no livro “I AM C-3PO – The Inside Story”, publicado pela editora DK.
Neste ano de 2023, ele marca presença na edição de 10 anos do maior festival de cultura pop do país, para celebrar os 40 anos de Star Wars: Episódio VI: O Retorno de Jedi. O ator estará no festival nos dias 1, 2 e 3 de dezembro, em que os fãs poderão vê-lo no painel exclusivo de Star Wars no Palco Thunder, além das sessões de Fotos & Autógrafos, que em breve será divulgada pela organização do evento.









