‘Me Filma’ – Um projeto inovador que revela histórias singulares de pessoas reais e significativas para o desenvolver da sociedade

pasted-image-0

Imagina pegar um câmera e sair pelas ruas de uma grande cidade e fazer da população os próprios protagonistas do filme, em um projeto inovador e diverso, em que o cineasta e diretor Victor Ribeiro fez ao produzir o documentário Me Filma, no centro de São Paulo.

A produção conta com capturas distintas e uma rica experiência humana, em que dá voz e visibilidade para aqueles que ocupam o centro da cidade, tornando uma experiência singular e categórica, em que cada protagonista conta sua própria história e vivência, como narrativa deste projeto colaborativo e plural.

Untitled

Foi uma epifania. Dos caminhos que tomamos para chegar no resultado final até a própria maneira como a história se amarrou…do aspecto colaborativo, plural. Esse meio não convencional de criar e produzir nos trouxe resultados simplesmente inimagináveis se pensados sob a ótica da metodologia clássica…” afirma Victor Ribeiro, autor e diretor do projeto.

O documentário desafia as lógicas convencionais, e mostra histórias de personagens que se estrelançam no enredo do filme, como se contassem a mesma história, que resumem as principais características do povo brasileiro, da família brasileira, destacando sonhos, tristezas, realizações, diversidades sociais e culturais, dessa região pulsante e expressiva.

Em uma produção colaborativa, tem a premissa de interagir diretamente com o público, até mesmo na edição do filme, criando experências significativas e surpreedentes na concepção filme, fazendo dos espectadores também editores, roteiristas, atores e diretores da própria história.

As filmagens aconteceram no começo do ano de 2022, no Vale do Anhangabaú, contabilizando 11 dias de gravações, sendo mais de 100 entrevistados pelo diretor Victor Riberiro. Com realização da Secretaria da Cultura da Cidade de São Paulo, São Paulo Capital da Cultura, PROMAC e apoio do Novo Vale do Anhangabaú.

Me Filma será apresentado pela primeira vez em Dezembro de 2023, no Centro Cultural Oswald Andrade, no centro de São Paulo, e posteriormente outras seis exibições, todas gratuitas e seguidas de debates ricos e dinâmicos que promete proporcionar uma troca de ideias uniformes e correspondentes.

por Patrícia Visconti

Deixe um comentário