Chico Bento celebra o Dia do Pantanal numa prosa com Gabriel Sater

chico-bento-embaixador-wwf-brasil-conexao-planeta

No dia 12 de novembro foi celebrado o Dia do Pantanal, em memória ao ambientalista Francisco Anselmo de Barros. O Pantanal é considerada pela Unesco, um Patrimônio Natural e Reserva da Biosfera Mundial, é um dos menores biomas do Brasil, localizado na Bacia do Alto Paraguai, na região Centro-Oeste do país, no sul do Mato Grosso e no noroeste do Mato Grosso do Sul, ocupando aproximadamente, 2% do território do país. Também está presente no Paraguai e na Bolívia. Nesses países, o Pantanal recebe o nome de Chaco.

pantanal-turismo-944x531

Esse bioma chega a 220 mil km², sendo que 120 km² estão no Brasil, o Pantanal é região de encontros com outros biomas, podendo surgir em áreas de Cerrado, Caatinga e florestas tropicais. O lado pantaneiro é bem diversificado, contendo árvores e médio e grande porte, típicas da Amazônia, árvores tortuosas, de baixo e médio porte, comuns no Cerrado.

Sem-t-tulo

Contém dois climas na região, o versão chuvoso e o inverno seco, e está localizado em uma área circundada por planaltos que chegam a 700 metros de altitude, elevado ao redor do bioma, que é considerado responsável pelas nascentes dos vários rios pantaneiros.

Whats-App-Image-2021-11-29-at-10-12-08-1536x1158

O Pantanal é rico em biodiversidade, sendo abrigo de boa parte da fauna brasileira, além da boa influência de três grandes biomas – Floresta Amazônica, Cerrado e Mata Atlântica, além de ter áreas com resquícios da Caatinga, o Pantanal possui: 132 espécies de mamíferos, como a anta, a capivara, o veado, a majestosa onça-pintada, o morcego; 85 espécies de répteis, como jacarés e cobras.

DSCN6076-768x576

A fauna do Pantanal infelizmente vem sofrendo com a caça e a pesca predatória e ilegal, e muitas espécies estão sendo ameaçadas de extinção. Essas artimanhas da caça e a pesca são ilegais na região, além de prejudicar a cadeia alimentar, assim gerando um grave desequilíbrio ecológico, interferindo na reprodução da espécie e na preservação dos recursos naturais.

unnamed

Em celebração ao Dia do Pantanal, o personagem mais caipira do Mauricio de Sousa, Chico Bento e o músico Gabriel Sater, se reuniram para bater um papo sobre a importância do bioma. Os dois defensores do meio ambiente e embaixadores do WWF-Brasil vão conversar via WhatsApp sobre as belezas e a importância do Pantanal, bioma reconhecido como a maior área úmida do planeta.

gabriel-sater-124450

Gabriel é nascido em São Paulo, porém criado em Campo Grande/MS, e tem uma grande apreciação e admiração pelas belezas pantaneiras, do Tuiuiú, ave símbolo do Pantanal, da Onça-pintada, das lendas folclóricas da região e da vida simples do homem pantaneiro. Já o Chico Bento, um dos caipiras mais amados do Brasil, começou sua parceria com WWF-Brasil como embaixador do Pantanal, região que lembra muito a Vila Abobrinha onde mora com sua turminha, essa prosa entre amigos rendeu até uma roda de viola, muita comida, muitos causos pantaneiros e um bom tereré.

Tuiuiu-1-1-de-1-768x512

A Mauricio de Sousa Produções e o WWF-Brasil são parceiros desde 2014, estão sempre juntos ressaltando a importância da prevenção dos biomas nacionais, principalmente do Pantanal, uma região inerente pelas belezas naturais e pela função que desempenha na conservação da biodiversidade. Conhecido como “reino das águas”, o imenso reservatório de água doce é muito importante para o suprimento de água e para a estabilização do clima.

20230210-chico-bento-embaixador-com-camiseta-wwfbr-credito-msp-01-1-124406

Neste ano a MSP chamou o músico Gabriel Sater para bater um papo com o embaixador da proteção das nascentes do Pantanal, Chico Bento, um dos personagens que mais demostra amor e proximidade com toda a forma de vida que está ao nosso redor, pois para ele a natureza merece todo o nosso respeito.

por Priscila Visconti

Deixe um comentário