Uma das séries mais antigas produzida e transmitida pela BBC, e considerada um patrimônio cultural pelos londrinos, Doctor Who, foi criada por Sydney Newman em 1963, traz em sua trama uma aventura de ficção científica de um Doutor do planeta Gallifrey, que viagem pelo tempo explorando distintos universos em sua máquina do tempo, conhecida como TARDIS (Time and Relative Dimension in Space), que por fora parece uma cabine de polícia de Londres, mas por dentro da evasão para conhecer e adentrar em outros mundos, em busca de salvar a humanidade, ajudar a civilização e corrigir os erros do passado ou no futuro.
A atração exibida em todo mundo, já contou com 19 atores dando vida ao Doutor, desde o primeiro interpretado por William Hartnell, o personagem principal já ganhou diferentes encarnações ao longo das seis décadas do programa, até uma mulher já deu vida à viajante do tempo, entre essas estão Jodie Whittaker (13ª Doutora Who) e Jo Martin, conhecida como a Doutora Fugitiva, ela foi a primeira versão negra do personagem e a segunda mulher, em um episódios especiais da série.
A transição dos Doutores sucede porque quando ocorre a morte da encarnação atual, ele tem o poder de se regenar e retornar em uma forma diferente na próxima temporada, sendo um processo biológico dos Senhores do Tempo, assumindo assim uma nova personalidade, mas com os mesmo ensejos. Atualmente o Doutor é interpretado pelo ator Ncuti Gatwa.
Como dito acima, o programa tem uma significativa relevante na cultura popular britânica, com grande audiência e temporadas insignes, influencia gerações há décadas, e já foi listada no Guinness World Records como a série de ficção científica mais duradoura do mundo, e também, a mais próspera produção televisiva.
A versão atual, estreou em 2005, mas há a edução clássico exibida de 1963 a 1989, e também produção para o cinema, em Dr. Who – O Senhor do Tempo (Doctor Who) (1996). Além disso, a série ainda gerou diferentes spin-offs em mídias distintas como Torchwood (2006) e As Aventuras de Sarah Jane (2007), ambas as séries criadas por Russell T Davies; Class (2016), criada por Patrick Ness e co-Produzida por Steven Moffat; uma série de vídeos dividida em quatro partes chamado P.R.O.B.E (1994) e um único episódio piloto de K-9 and Company (1981), entre paródias e referências a produção ou ao personagem, muito aclamado e adorado.
Uma produção que originalmente nasceu para ser um programa educacional, que acabou se tornando um fenômeno global e cultural, explorando geograficamente o mundo e a história, entre casos envolventes e comoventes, solucionado por um Doutor Viagente do Tempo e suas ideias científicas, ao lado de seus companheiros desbravando aventuras em momentos diversos da história mundial.






