O novo filme do estúdio Ghibli, O menino e a Garça, ganhou data de estreia no Brasil para fevereiro de 2024. A produção tem assinatura do diretor Hayao Miyazaki, e traz na sua trama, a história do pequeno Mahito Maki, um pré-adolescente que devido à guerra precisa mudar de endereço, indo morar no campo com o pai, ele acaba encontrando um personagem ilustre, uma garça, com quem nutre uma relação de amizade.
O filme tem um termômetro de aprovação bem elevando entre público e crítica, sendo considerado um dos melhores entre os já feitos e consagrados do estúdio Ghibli, também foi a animação vencedora do Globo de Ouro, na categoria de Melhor Animação, na edição que aconteceu no último dia 7 de janeiro, nos Estados Unidos. A animação japonesa foi a primeira da história da premiação a ganhar um Globo de Ouro.
Além disso, o filme foi escrito para concorrer ao Oscar deste ano na categoria de Melhor Filme, também na categoria de Melhor Animação, a informação foi divulgada pelo site Anime News Network. Isso se deve pela enorme aceitação de qualidade da produção na sua história, nos sites agregadores de notas a produção conta com 96% de aprovação.
A produção conseguiu furar a bolha e fazer sucesso dentro e fora do mercado doméstico, isso porque no Japão, a arrecadação desde a estreia foi de US$ 58 milhões de dólares, atingindo uma marca impressionante para filme produzidos no país, enquanto no mercado internacional a produção já consta com US$128 milhões faturados até o momento. No entanto, esse valor pode ser aumentado até o final do circuito completo de exibição pelo fato do filme não ter estreado em alguns mercados como no Brasil.
Vale lembrar que esse filme tem base no livro escrito por Genzaburou Yoshino em 1937, com adaptação da história pelo estúdio Ghibli, mesmo responsável por animações de enorme sucesso no ocidente como A Viagem de Chihiro e Meu Amigo Totoro, duas das marcas mais expressivas da empresa. Além disso, o diretor também é conhecido no Japão por conta dos trabalhos bem pontuais e assertivos no quesito qualidade. O filme tem previsão de estreia no Brasil no dia 22 fevereiro.
por Daniel Guimarães



