O filme de Naruto, obra de mangá escrito e ilustrado por Masashi Kishimoto, em formato live action foi anunciado pela Lionsgate, com direção de Destin Daniel Cretton, mesmo responsável por Shang-Chi: E a Lenda dos Dez Anéis, filme da Marvel, lançado em 2021. Já havia sido publicado em 2015, que o estúdio havia adquirido os direitos de adaptação da obra japonesa, mas nada foi confirmado sobre uma produção ou qualquer informação sobre escolha de atores para interpretar os personagens no live action.
O anúncio veio após diversas páginas no X terem divulgado sobre os movimentos do estúdio em relação à obra, principalmente depois de sucessivos acertos em adaptações de mangás e animes em 2024, como no caso de One Piece e Yu Yu Hakusho, da Netflix. Além disso, Naruto conta com uma base de fãs muito forte pelo mundo todo, devido a adaptação em anime produzida pela TV Tokyo durante o período de exibição de 2002 a 2017.
Outro ponto bem específico foi o autor do mangá Masashi Kishimoto ter falado sobre a escolha do diretor Daniel, referindo-se a ele como sendo a escolha perfeita para trabalhar na adaptação. Em suas palavras escritas e publicadas nas redes sociais, Masashi escreveu: “Quando ouvi falar sobre o apego de Destin, foi logo depois de assistir um filme de ação de grande sucesso dele, e pensei que ele seria o diretor perfeito para Naruto”, disse o autor.
O mangá figura entre as obras do gênero de maior relevância na indústria japonesa, sendo descrita por muitos como difusor de popularidade no mercado internacional, por conta da alta demanda de procura pelo produto em território fora do Japão. O mangá foi publicado pela primeira vez em 1999 e seguiu sendo até 2014, quando encerrou a história do personagem Naruto.
O anime começou a ser adaptado em 2002, exibido direto na programação da TV Tokyo no Japão até 2017, quando encerrou a segunda fase da obra, chamada de Shippuuden, com 500 episódios oficiais. Também teve filmes, jogos e diversos produtos licenciados com a marca, e até os dias atuais é considerado uma das maiores obras de anime de todos os tempos.
O filme oficial tem produção de AviAad, direção como dito acima de Destin Daniel, em parceria com o estúdio Lionsgate, sem data de estreia ou anúncio de atores para interpretar os personagens da obra. Segundo alguns rumores há uma data de lançamento sob previsão de 2025 ao final de 2026, nada oficialmente divulgado pela Lionsgate.
por Daniel Guimarães



