Bienal do Livro 2024 traz espaços fascinantes para estimular valorização literária no país

Bienal

A 27ª Bienal Internacional do Livro de São Paulo, realizada pela Câmara Brasileira do Livro (CBL) e organizada pela RX, é um dos maiores eventos literários da América Latina, e reúne autores, editores, livreiros e leitores em um espaço dedicado à celebração da cultura e da literatura. Neste ano a festa da literatura traz diversos espaços, prometendo ser um evento memorável, com pessoas de todas as idades que poderão se reunir, explorar uma vasta gama de livros, participar de discussões fascinantes e interagir com seus autores favoritos.

Uma dessas áreas é o Espaço Infantil, que tem curadoria da Elizabete da Cruz, que contará com uma abordagem mais inclusiva e plural para dar vez e voz às crianças, refletindo e reconhecendo que a infância é uma fase diversa, com múltiplas experiências e perspectivas. Um espaço para dar voz as crianças, independentemente de suas origens, culturas e realidades, promovendo uma visão mais abrangente e democrática da literatura infantil.

Esta iniciativa também visa estimular o respeito e a valorização das diferentes vivências das crianças, contribuindo para a formação de leitores mais conscientes e críticos.

sp-criancas-passeio-bienal-do-livro-sp-01

Assim incentivando e estimulando o respeito e a valorização das diferentes vivências das crianças, contribuindo para a formação de leitores mais conscientes e críticos. Olhando para a criança como futuros leitores, acolhendo-a e dando voz a cada uma delas em formação, estimulando o hábito da leitura desde cedo e desenvolver o cognitivo emocional.

Além disso, Regina Drummond oferecerá ao público um delicioso banquete literário com a contação da história “A menina que comia livros. As autoras Bete Rodrigues e Juliana Gatti promovem um jogo interativo e oficina com o jogo de cartas fora da caixinha. Também está confirmado um diálogo com crianças influenciadoras da literatura, com Tatiana Morales, Júlia Calixto, Sophia Sviero e Bel Ito sob o tema Criança que lê é criança que cria!.

Sem-t-tulo2

O Espaço Cordel e Repente estará novamente no evento, mostrando a cultura popular nordestina, e apresentando cordelista e repentistas, exposições e vendas de cordéis e livros sobre o tema. A ideia deste local é valorizar a riqueza cultural do nordeste brasileiro, proporcionando ao público presente no evento a oportunidade de conhecer mais sobre essa forma de expressão artística.

A curadoria do Espaço Cordel e Repente é da Lucinda Marques, da Câmara Cearense do Livro, o espaço tem como objetivo celebrar a literatura de cordel com debates, palestras, shows, oficinas, contação de histórias e apresentações artísticas de repentistas e recitadores. Além disso, o espaço também contará com atividades educativas para promover a disseminação do conhecimento sobre a literatura de cordel e a arte do repente.

04-01-H-BIENAL-DO-LIVRO-MG-0204

Para os investidores e administradores terá o Espaço Papo de Mercado com curadoria da Cassia Cunha, uma área especialmente dedicado a discussões sobre temas relevantes para profissionais do setor do livro, promovendo a troca de experiências entre editores, livreiros, distribuidores, gráficos, autores, tradutores e revisores, entre outros.

A programa do Papo de Mercado irá incluir debates sobres leis em pauta, grandes discussões do setor e temas como a inteligência artificial, nesta edição também contará com uma temática para cada um dos dias do evento e que o objetivo é atrair um público interessado em ampliar o seu conhecimento sobre o setor e também aproveitar para fazer networking.

Esse espaço promete ser um lugar para dar voz e visibilidade para todos do setor do livro, desde o fundador da editora e livraria ao revisor, desta forma, contribuímos para tornar a experiência ainda mais enriquecedora e memorável para todos os participantes, que terão a possibilidade de ampliar e compartilhar conhecimento.

Sem-t-tulo1

Por fim, a Bienal Internacional do Livro 2024, conta com uma área especial o Espaço Educação, um local dedicado aos educadores, criado para valorizar e reconhecer o papel fundamental em que os professores pais desempenham na formação e desenvolvimento das crianças e jovens. A curadoria é de Solange Petrosino, o Espaço Educação pretende proporcionar um ambiente que contempla diferentes interlocutores.

Neste espaço, os educadores terão a oportunidade de discutir temas como práticas pedagógicas inovadoras, inclusão, diversidade, tecnologia na educação, sustentabilidade, entre outros assuntos relevantes para a formação e experiência desses profissionais e pais. Esse será um ponto de encontro para todos aqueles que acreditam no poder transformador da educação e da literatura.

O Espaço Educação contará com 83 atividades divididas entre palestras, debates e oficinas e já tem a confirmação de nomes como Eduardo Shinyashiki (Viva como Você Quer Viver), Erik Penna (Alegria para ensinar e transformar vidas), Ruth Manus (Mulheres não são chatas, mulheres estão exaustas), Luciana Brites (Brincar é fundamental: como entender o neurodesenvolvimento e resgatar a importância do brincar durante a primeira infância), Dora Kaufaman (A inteligência artificial irá suplantar a inteligência humana), Conrado Schlochauer (Lifelong Learners: o poder do aprendizado contínuo) e Roberto Shinyashiki (O Sucesso é Ser Feliz).

Sem-t-tulo

A maior feira literária acontece de 6 a 15 de setembro, no Distrito Anhembi, Zona Norte de São Paulo e contará com vasta programação e uma experiência literária emocionante que enriquecerá ainda mais sua paixão pela leitura, expandindo a forma pensar e agir. Os  ingressos estão disponíveis.

por Priscila Visconti

Deixe um comentário