Quadrinistas fazem interpretações de sambas clássicos em Quadrinhos

SMABA-FRED

A Editora Brasa acaba de anunciar o segundo volume da coleção Música Popular em Quadrinhos, o projeto criado na Bienal de Quadrinhos de Curitiba, em parceria com o Instituto Guimarães Rosa (IGR) – Lima e o Ministério das Relações Exteriores, faz parte do Programa Brasil em Quadrinhos, começou em 2019 com o proposito de projetar o quadrinho brasileiro para o exterior.

1

Essa iniciativa se alia a música brasileira e às histórias em quadrinhos, para auxiliar alunos estrangeiros a aprenderem o português através da coletânea em histórias em quadrinhos, inspiradas nos sambas clássicos nacionais. Apesar da pausa no projeto devido a tragédia que afetou as cidades no Rio no Grande do Sul, agora depois de três meses a Brasa retomou suas campanhas, começando pelo segundo volume da coleção Música Popular em Quadrinhos – Samba.

Segundo volume da coleção Música Popular em Quadrinhos, a coletânea reúne interpretações em quadrinhos das histórias de oito sambas clássicos, como “Trem das Onze”, de Adoniran Barbosa, “Alvorada”, de Cartola, “Zé do Caroço”, de Leci Brandão, “Coração Leviano”, de Paulinho da Viola, entre outros. Este novo volume da coleção MPQ, Música Popular em Quadrinhos, chega cheio de ginga.

2

A coletânea mantêm o ritmo e não vacila, com nove quadrinistas de alto conceito tocando oito sambas clássicos do Brasil em quadrinhos, em uma coletânea de oito narrativas inéditas, coloridas e em preto e branco, com 29 páginas cada. A obra vêm sendo utilizada pelos alunos das vinte quatro casas do Instituto Guimarães Rosa espalhadas pelo mundo, no ensino de cultura brasileira e na vertente brasileira do português, e está disponível em pré-venda no site oficial da Editora Brasa.

As histórias serão quadrinizadas por nove artistas diversos e consagrados:

Ilustra Lu (autora de Arlindo) interpreta Trem das Onze, de Adoniran Barbosa;
Rafael Calça (roteirista das Graphic MSP de Jeremias) e Tainan Rocha (ilustrador de Cara ou Coroa) interpretam Zé do Caroço, de Leci Brandão;
Karmaleão (autora de Sankofa) interpreta Alvorada, de Cartola;
Leandro Assis (ilustrador de Confinada e Santos) interpreta Homenagem ao Malandro, de Chico Buarque;
Evandro Alves (autor de Material Poético) interpreta Coração Leviano, de Paulinho da Viola;
Odyr Bernardi (autor de Revolução dos Bichos) interpreta Mestre Sala dos Mares, de Aldir Blanc e João Bosco;
Christiano Mascaro (editor da revista Ragu) interpreta Malandro, Jorge Aragão, imortalizado na voz de Elza Soares;
André Diniz (autor de Morro da Favela) interpreta Candeeiro da Vovó, de Dona Ivone Lara.

por Priscila Visconti

Deixe um comentário