Ziraldo recebe programação especial na 27ª Bienal Internacional do Livro de São Paulo

2

Claro que terá uma programa exclusiva e muitas homenagens ao grande mestre Ziraldo, que faleceu em abril de 2024 na 27ª Bienal Internacional do Livro de São Paulo, que trará uma programação especial dedicada à ele, com espaços culturais com atividades dedicadas ao escritor e desenhista, onde o público poderá participar de oficinas, sessões de leitura e encontros com autores que discutirão seu legado e influência na nova geração de leitores.

3

Ziraldo é conhecido por grandes obras que encantaram e marcaram gerações como “O menino maluquinho”, e Ziraldo será homenageado com programação especial em cinco espaços oficiais: Espaço Infâncias, Salão de Ideias, Papo de Mercado, Educação e Cordel e Repente.

mg-75131-800-0

Todos os espaços terão algo dedicado ao cartunista, para assim celebrar suas obras, que continua inspirando e encantando leitores de todas as idades e esse será um pequeno tributo esteja adequado à sua vasta contribuição cultural.

2011-451903264-2011090552082-jpg-20110905

Além disso, a 27° edição da Bienal Internacional do Livro contará com o Auditório Ziraldo, onde o público poderá explorar a trajetória do artista, conhecer suas obras mais icônicas e participar de atividades lúdicas e educativas inspiradas em seu trabalho, organizadas pelas editoras.

SITE-No-mundo-de-Ziraldo-TODOS-tinham-lugar

O maior evento literário da América Latina, realizado pela Câmara Brasileira do Livro (CBL) e organizado pela RX, acontece entre os dias 06 e 15 de setembro, no Distrito Anhembi, em São Paulo, onde são esperados mais de 600 mil visitantes.

127317702-ziraldocpmarcelocorrea-cp

Programação em homenagem ao Ziraldo:

Espaço Infâncias
06/09, sexta-feira das 15h às 15h30
Hora Maluquinha: O Menino Maluquinho com Caio Tozzi – Conversa entre escritor e o público sobre o personagem O Menino Maluquinho, de Ziraldo.

7/09, sábado das 15h às 15h30
Hora Maluquinha: Cada Um Mora Onde Pode, com o escritor Manuel Filho.

12/09, quinta-feira 15h às 15h30
Hora Maluquinha: Flicts – apresentação do livro, leitura de um trecho da história e exposição de como o Ziraldo teve a ideia de escrever a obra com Leila Bortolazzi.

13/09, sexta-feira 15h às 15h30
Hora Maluquinha: A fada madrinha do consumo – O ilustrador da série de livros Um Menino Muito Maluquinho vai demonstrar como se faz um desenho do personagem do Ziraldo, abordando a importância de estudar o sentido da história para fazer as ilustrações da obra. Além de mostrar as etapas da ilustração do livro A Fada Madrinha do Consumo.

Salão de Ideias
15/09, domingo às 15h
Lições de Ziraldo para brincar sempre
Com uma abordagem leve e inspiradora, Alexandre Coimbra e Cláudio Thebas discutem como as lições do Menino Maluquinho, de Ziraldo, podem ser aplicadas para trazer mais alegria e criatividade à vida adulta. Eles compartilham histórias pessoais e insights sobre a importância do brincar e da imaginação.

Papo de Mercado
13/09, sexta-feira às 18h
Traços de Mercado: A Influência do Mestre na Ilustração Brasileira
A mesa de debate irá explorar os traços do cartunista e como eles marcaram gerações, além de sua técnica e legado cultural. Uma oportunidade única para celebrar e compreender o impacto duradouro de Ziraldo. A mesa contará com Fabio Yabu, JAL, Lorena Kaz e Marcelo Alencar.

Espaço Educação
09/09, segunda-feira às 16h
A obra do Ziraldo e a educação para sustentabilidade. A literatura como organizadora do caos, permitirá dialogar como as obras de Ziraldo podem ajudar na educação para a sustentabilidade. Com Ana Paula S. Lopes Leme.

por Priscila Visconti

Deixe um comentário