Um cenário utópico e um pouco futurista, duas ideologias distintas, e uma mulher, Julia Cicero, que divide seu amor entre seu amante Cesar Catilina e seu pai, Franklyn Cicero, dois homens de visões diferentes, que vão causar conflitos intermitentes em Nova Roma, entre difusões ilusórias de idealismo e ganancia, em uma romance complexo e paradoxal, de uma humanidade dividida sob um futuro incerto.
O novo longa-metragem do visionário diretor e roteirista vencedor do Oscar, Francis Ford Coppola, Megalopolis, traz esse drama envolto de um amor improvável e uma relação contraditória, enquanto a sociedade está em plena indecisão sobre seu destino, entre continuar em um sistema clássico de ambição e interesses particulares, ou então, visar algo progressista, pronto para encarar nuances prósperas.
A produção demorou quase quatro décadas para ser finalizada, já que Coppola iniciou seu projeto em 1982, descrevendo algumas anotações ao longo daquele ano, visando filmar no Cinecittà Studios em Roma, Itália. Porém, o projeto era algo inviável ao momento, assim como descreveu seu biógrafo no livro Francis Ford Coppola: A Filmmaker’s Life, dizendo que Megalopolis era “tão grande e complicado que parecia impossível” de ser realmente realizado.
Passam os anos, e Copolla retorna a ideia do filme em 2001, após dirigir Drácula de Bram Stoker. Os atores Robert De Niro, Leonardo DiCaprio, James Gandolfini, Paul Newman e Alec Baldwin chegam realizar leituras do roteiro, mas a produção não pode ser efetuada, devido aos ataques terroristas de 11 de setembro, nos Estados Unidos, o que o cineasta adiar mais uma vez o desenvolvimento de Megalopolis, que retorna apenas em 2019, quando o diretor finalmente consegue a quantia aproximada para a filmagem do longa, e assim o elenco pode ser escalado.
Megalopolis traz como personagem principal o ator Adam Driver, atuando junto de Giancarlo Esposito, Nathalie Emmanuel, Aubrey Plaza, Shia LaBeouf, Jon Voight, Laurence Fishburne e James Caan, que havia trabalhado com o diretor em O Poderoso Chefão e concordou participar do filme, mas infelizmente faleceu antes da produção ser finalizada, e Dustin Hoffman assumiu o papel.
Com o casting escolhido, em 2022 o filme começa ser filmado, sendo finalizado no ano seguinte, em março de 2023. Após as pós-produções e ajustes gerais, finalmente no ano de 2024, ele ganhou data de estreia, tendo como lançamento mundial no Festival de Cannes, e uma premiére exclusiva no première na América do Norte no TIFF (Toronto International Film Festival), levando aos cinemas uma experiência significativa e singular, assim como Copolla visa transmitir em suas produções autênticas e viscerais.
Megalopolis chega aos cinemas brasileiros nesta quinta-feira (31), distribuído pela O2 Filmes este drama épico de ficção científica traz eloquência sobre temas delicados e verazes, entre esses estão autossustentabilidade, crescimento exacerbado das metrópoles ao redor do mundo, poder e ganância, de um lugar distinto e diferenciado para que a humanidade possa viver longe dos desastres devastadores que assolam a sociedade, e limitam as condições costumárias de uma vida plena e conveniente.
por Patrícia Visconti




