O cartunista norte-americano Peter Kuper, conhecido por suas autobiografias, políticas e sociais se prepara para desembarcar no Brasil em dezembro, para CCXP24, trazendo suas grandes obras que já foi traduzido para francês, alemão, espanhol, italiano, português, sueco e grego, incluindo adaptações premiadas. Ele já viajou por diversas parte do mundo como América Latina, Europa, África, Oriente Médio e Sudeste Asiático, muitas das quais ele documentou em seu livro de 1992, ComicsTrips: A Journal of Travels Through Africa and Southeast Asia.
Uma de suas maiores contribuições à antologia política foi World War 3, em que fundou com Christof Kohlhofer Illustrated em 1979, ele também foi reconhecido por assumir desde 1997 a tira Spy vs. Spy para a revista Mad. Spy vs. Spy passou por várias mãos depois que seu criador Antonio Prohías se aposentou, mas a versão de Kuper apareceu sem interrupção desde 1997, embora a última nova edição tenha sido publicada em 2022.
Peter combina diversas técnicas de quadrinhos de ambas as disciplinas, assumindo a forma de tiras cômicas, sendo colaborador da The New Yorker, The Nation e MAD por mais de 26 anos, também é cofundador e editor da World War 3 Illustrated, uma revista gráfica política que oferece um fórum para artistas políticos desde 1979. Kuper lecionou cursos de história em quadrinhos e ilustração na Parsons School of Design , na School of Visual Arts e na Harvard University, a primeira turma dedicada a histórias em quadrinhos.
Recentemente ele foi relatado entre as mais de três dezenas de criadores de quadrinhos que contribuíram para o livro de antologia beneficente da Operation USA, Comics for Ukraine: Sunflower Seeds , um projeto liderado pelo editor de projetos especiais da IDW Publishing, Scott Dunbier , cujos lucros seriam doados para esforços de socorro aos refugiados ucranianos resultantes da invasão russa da Ucrânia em fevereiro de 2022. Kuper contribuiu com charges políticas para a antologia.
Em dezembro de 2024, ele estará presente todos os dias no maior Artists’ Valley do mundo expondo, conversando com seus fãs e promovendo seu novo projeto Insectopolis, uma história em quadrinhos sobre insetos que será publicada em 2025.
___________________________________________________________________________________________________
O quadrinista cuiabano Wander Antunes, começou editar revistas ainda aos 16 anos, ele editou diversas publicações como Vôte! e Estação Leitura, essas duas reuniam histórias em quadrinhos, crônicas, poesias e contos de autores matogrossense. Ele também editou revista Canalha, da editora Brainstore, na qual retomou o personagem Zózimo Barbosa, criado para a Estação Leitura, com arte de Gustavo Machado e Paulo Borges, além de publicar quadrinhos europeus. Mais tarde, as aventuras do detetive, ambientadas no Rio de Janeiro dos anos 50, seriam reunidas no álbum O corno que sabia demais da Editora Pixel – 2007.
Wander criou sua primeira graphic novel em 1999, em parceria com o desenhista Mozart Couto, crônicas da Província, publicada pela editora Via Lettera, conta uma história no Mato Grosso, no período da República Velha. A dupla voltaria a se reunir para A Boa Sorte de Solano Dominguez (Editora Desiderata, 2007). Ele já teve algumas de suas obras adaptadas para a televisão, seu quadrinho Zózimo Barbosa, que mais tarde foi alterado para Cidade Proibida, estrelada por Vladimir Brichta e lançada em setembro do mesmo ano.
O escritor e ilustrador também faz sucesso pelo mundo a fora, em 2004 ele estreou no mercado europeu com Gilda, primeiro volume da série Ernie Adams, publicada pela editora suíça Paquet. Ainda pela Paquet, vieram Big Bill est mort (2005) e Un paradis distant (2006), ambos com o argentino Walther Taborda, Vieille Amérique (2005), com o mexicano Tony Sandoval, e a aventura de piratas L´oeil du diable, desenhada pelo espanhol Tirso.
Wander é um escritor, ilustrador e quadrinista brasileiro que já ganhou diversos prêmios como Troféu HQ Mix – Publicação mix – Revista Canalha – 2001, Troféu HQ Mix – Roteirista – 2007 e o internacional Prix Marlysa: le coup de coeur (Festival de Chambery, França) – 2005, que estará todos os dias no Artists’ Valley da CCXP24 se interagindo e vivenciando o épico do maior espaço de quadrinhos do planeta.
por Priscila Visconti








