Moana é um longa-metragem produzido pelo Walt Disney Studios, e traz a cena uma garota muito destemida e obstinada. Filha do Chefe Tui, o líder de uma aldeia polinésia, e um pai muito zeloso e protetor, porém determinada que é, ela segue seu caminho e vai em busca de reunir uma relíquia mística com a deusa Te Fiti, que está com o semideus Mauí, para salvar sua comunidade de uma praga que atingiu a ilha e trazer de volta esperança ao seu povo.
Entre aventuras e muita emoção o filme apresenta em sua narrativa a força e persistência em buscar os próprios anseios, além de preserver a ancestralidade e descobertas, em uma contagiante e envolvente sintonia, trazendo diversas referências polinésias e também de outras produções do estúdio, uma personagem empoderada e inspiradora para muitas garotas, mostrando que a sagacidade e perseverança são fundamentais para sua essência, mostrando que nem toda princesa precisa ser salva, umas vão à luta para inquirir seus respectivos objetivos.
O primeiro filme, intitulado Moana – Um Mar de Aventuras, lançado em 2016, com direção de Ron Clements e John Musker, traz uma mistura signifciativa de aventura e comédia, além de momentos repletos de emoção, além de um tema musical conceituado, que faz com que muitas pessoas cante e entoa os versos de How Far I’ll Go, interpretado por Auli’i Cravalho, que também dublou a personagem nos cinemas. No Brasil, o tema foi intitulado como Saber Quem Sou, Any Gabrielly trouxe toda sensibilidade e característica para ele.
Agora, oito anos depois desse sucesso eminente, os estúdios Disney vai trazer a continuação dessa aventura eloquente e influente, em que Moana vai receber um novo chamado por seus ancestrais, e terá que forma a própria tripulação, junto com seu amigo Maui, para viajarem pelos mares distantes da Oceania para quebrar a maldição do deus das tempestades Nalo na ilha escondida de Motufetu, que antes conectava o povo do oceano, onde eles enfrentam velhos e novos inimigos, incluindo os Kakamora e a deusa do submundo Matangi.
Durante sua jornada, o desanimo vai bater sobre Moana, mas ela vai encontrar forças em seus ancestrais, lembrando da conexão visceral entre ela, o mar e seu destino, encorajando-a a seguir seu caminho e restaurar o equilíbrio do mundo, desbravando mares mais turbulentos e perigosos, Moana 2 traz de volta a aventura inerente envolto de seu destino, vivendo algo mais intenso e comovente entre todas de que ela já viveu.
Moana 2 traz de volta Auli’i Cravalho e Dwayne Johnson, como as vozes de Moana e Maui respectivamente, que na versão brasileira é representada Any Gabrielly e Saulo Vasconcelos. Com direção de Dave Derrick Jr. e produzido por Osnat Shurer, que chega aos cinemas dia 28 de novembro.
Durante a primeira edição da D23 Brasil, o público presente pode conferir novidades únicas do longa, além de conferir uma performances admirável de Any, cantando o novo tema de Moana 2, na versão nacional, mostrando a essência particular e a visceralidade em mergulhar nesta nova jornada de aventura e emoção que Moana vai enfrentar ameaças e aflições, em busca de dias mais unidos e afortunados.
por Patrícia Visconti






