Homenagens e representatividade marcam a 36ª edição do Troféu HQ Mix

juri

O Troféu HQ Mix é uma das honrarias mais significativas para a nona arte nacional, tanto que ele é considerado “Oscar dos Quadrinhos” por sua singularidade notória em representar artistas e obras insignes da cena quadrinística autoral. O prêmio segue indo para sua 36ª edição, sempre levando a essência inerente das criação e inovação nas histórias em quadrinhos.

Um prêmio relevante e único, que mostra a relevância no cenário no país, apresentando novos talentos inegualáveis e também, homenageando e celebrando aos originários, que influenciaram e influenciam por suas artes axiomáticas e atemporais. Tal como a grande cartunista Laerte Coutinho, que já recebeu diferentes troféus em edições passados, e neste ano foi convidada a produzir a arte do troféu com sua personagem Muriel, representando a transição de gênero de ambas as mulheres: da criadora e de sua criatura.

muriel-5

A personagem ganhou destaque pela primeira vez, em uma tira publicada no jornal Folha de São Paulo, no ano de 2004, e esta é considerada pela autora uma espécie de “batedora que foi na frente de sua mudança visual, meio que sozinha”, segundo seu depoimento no programa Roda Viva da TV Cultura em 2023, onde Laerte ainda completou afirmando que; “A tira da Muriel foi muito reveladora, para mim e para as pessoas que me conheciam. Foi quando entendi que tinha esse modo de me expressar e de como reflito sobre minhas coisas através de minha arte“.

page

Além do mais, Laerte ainda segue como uma das homenageadas na premiação, junto com a roteirista Anita Costa Prado, sendo duas representantes notórias e pioneiras na produção de quadrinhos com com personagens LGBTQIAPN+ no país, buscando sempre por equidade pelos direitos igualitários de gêneros, trazendo às suas obras causas libertárias e de minorias, discutindo as questões envolto ao tema para ampliar e desenvolver um debate considerável. Além das duas artistas, o quadrinista Henrique Magalhães e artista Bruno Braga seguem com seus projetos relevantes e necessários para a representação justa de distintos gêneros na cena artística nacional.

O troféu criado em 1988, pelos cartunistas e jornalistas Jal e Gual, tem como finalidade premiar e promover produções autorais de histórias em quadrinhos, cartuns, charges, e artes gráficos do país, sendo uma premiação democrática em que são escolhidos por profissionais da área e também pelo público, compondo as respectivas categorias na premiação. Apresentada por Serginho Groisman, que além de apresentador segue como parceiro e padrinho do troféu, que conta com apoio do SESC São Paulo, Associação dos Cartunistas do Brasil e o Instituto do Memorial de Artes Gráficas do Brasil, que seguem promovem e compartilhando a história e a origem da nona arte do Brasil.

trofeu-laerte-muriel

Neste ano a cerimônia de entrega dos troféus, será realizada no Teatro Raul Cortez, do Sesc 14 Bis, no dia 11 de dezembro, às 19h, em São Paulo.

por Patrícia Visconti

Deixe um comentário