Assim acabou a 11ª edição da CCXP24, que completou 10 anos, desde a primeira, realizada em 2014, se expandindo e popularizando ainda mais, não só pelo Brasil, mas em parâmetro mundial, se consagrando como a maior comic-con do mundo. Neste ano o maior festival de cultura pop e nerd começou no dia 5 e foi até 8 de dezembro, com um preview no dia 4 para convidados, imprensa, detentores do Unlock CCXP e Epic Pass.
Apesar dos poucos anúncios e estandes, o evento não deixou a desejar em nada, e trouxe novamente o “épico” para essa edição com muitas novidades, lançamentos, grandes artistas de Hollywood e também quadrinistas consagrados no Artists Valley, que estava recheado de amor e nomes influentes no cenário dos quadrinhos mundiais como John Romita Jr., Keum Suk, Chris Claremount, Kevin Maguire, entre outros que revolucionou a nona arte.
Além dos artitas brasileiros, que ganharam ainda mais destaque nesta CCXP, nomes que fazem sucesso mundial como Ivan Reis, Danilo Beyruth, Picolo, Matt Lopes, Bilquis, entre outros que só elevam ainda mais a popularidade dos quadrinhos nacionais.
Teve também os convidados dos cinemas e TV, que passaram pela feira, trazendo toda energia para o público, alguns vieram pela primeira como Matt Smith, Vincent Martella, Giancarlo Esposito, o elenco de Dexter, Yellowjacket, Reacher, da série animada Invencível, entre outros. Mas teve também os retornos ao evento, na qual o pessoal sempre pedia trazer nas redes sociais como o Anjo do Senhor, Misha Collins e Edgar Vivar, o eterno Senhor Barriga.
A CCXP ainda contou com algumas pré-estreias exclusivas, entre essas estão O Senhor dos Anéis A Guerra de Rohirrim, Auto da Compadecida 2 e Chico Bento e a Goibeira Maraviosa, além de imagens e materias exclusivos de Ballerina, longa do universo de John Wick de Keanu Reeves, em que teve a presença de Ana de Armas, Norman Reedus, Ian McShane e o diretor Len Wiseman e Sonic 3, que levou ao palco os dubladores originais e nacionais.
Em suma, a CCXP24 foi marcada por muitas emoções, com sentimentos de amor e confranternização, homenageando grandes nomes do cenário cultural como a ilustradora Lilian Matsunaga e o ator Wagner Moura, além das homenagens para Ziraldo, Chris Claremont, Edgar Vivafr, Vincent Martella e Misha Collins.
Para o próximo ano, a organização promete surpreender ainda mais, elevando o nível “épico”, como sempre o festival acontecerá no começo de dezembro entre os dias 4 a 7 no São Paulo Expo, Zona Sul da capital paulista. Porém esperamos que o translado seja mais eficiente e ágil, para que o épico não torne e uma experiência cansativa pós CCXP.
por Priscila Visconti








