Foi anunciado nesta quinta-feira (19), os vencedores do 40º Troféu Angelo Agostini, que em 2025 completa 40 anos dedicando exclusivamente aos histórias em quadrinhos. A primeira cerimônia ocorreu em 1985, organizada pela Associação dos Quadrinhistas e Caricaturistas do Estado de São Paulo (AQC-ESP), responsável pelo prêmio até hoje.
O nome do prêmio faz homenagem à Angelo Angostini, considerado o primeiro quadrinista do Brasil, as celebrações acontecem sempre próximo no Dia do Quadrinho Nacional (30 de janeiro), mesma data em que foi publicado, em 1869, o primeiro episódio da série As Aventuras de Nhô Quim ou Impressões de Uma Viagem à Corte, primeira obra de arte sequencial de Agostini.
Neste ano a votação foi realizada de 28 de novembro a 15 de dezembro de 2024 e foi aberta a qualquer pessoa interessada na valorização da produção nacional de história em quadrinhos (profissionais de história em quadrinhos, jornalistas, colecionadores, leitores etc.) de qualquer Estado brasileiro ou residente em outros países. Apenas os Mestres do Quadrinho Nacional são organizadora da premiação.
O 40º Troféu Angelo Agostini de 2024, premiando a produção de história em quadrinhos de 2023, que aliás neste ano não haverá cerimônia de premiação, pois todos desta edição, assim como os das edições 36 à 39 (que foram realizadas de forma on-line), receberão seus troféus em um evento especial em homenagem aos 40 anos do prêmio em 2025.
Confira abaixo os vencedores do 40º Troféu Angelo Agostini
Mestres do Quadrinho Nacional
Ana Luiza Koehler
André Diniz
Lúcia Nóbrega
Rogério de CamposLançamento
Contos dos Orixás O Rei do Fogo
Hugo Canuto / editora Trem FantasmaLançamento independente
Orixás O Monstro do Vale
Alex Mir, Bruno Brunelli, Laudo Ferreira e Marcel BartholoLançamento infantil
Meu Gibizinho TEA nº 1
Gabriel Sorriso / independenteFanzine
Eu Quero Ser a Sua Casa
Laura AthaydeWeb quadrinho
O Capirotinho
Guilherme InfanteDesenhista
Germana Viana
Gibi de Menininha: Contos de F*das; Carmilla; MénageRoteirista
Alex Mir
Orixás: O Monstro do ValeColorista
Hugo Canuto
Contos dos Orixás: O Rei do FogoCartunista, chargista ou caricaturista
Laerte CoutinhoPrêmio Jayme Cortez
3º PerifaCon
por Priscila Visconti


