O Brutalista é um drama histórico, co-produzido e dirigido por Brady Corbet, a partir de um roteiro que ele co-escreveu com Mona Fastvold, estrelado por Adrien Brody, o longa acompanha a vida de László Tóth, um arquiteto judeu nascido na Hungria que sobrevive ao Holocausto e emigra para os Estados Unidos, onde luta para alcançar o Sonho Americano até que um cliente rico muda sua vida.
O filme estreou no Festival de Veneza de 2024, onde Corbet recebeu o Leão de Prata de Melhor Direção, sendo aclamado pela crítica e eleito entre os 10 melhores filmes de 2024 pelo American Film Institute. Além de receber sete indicações nos Prêmios Globo de Ouro de 2025, incluindo indicações para Brody, Jones & Pearce nas categorias de atuação e Melhor Filme de Drama.
A trama traz László fugindo da Europa pós-guerra, para chegar à América para reconstruir sua vida, carreira e casamento. Sozinho em um novo país estranho, ele se estabelece na Pensilvânia, onde um rico e proeminente industrial reconhece seu talento. Com boas críticas O Brutalista tem em sua representação da aventura dos imigrantes nos Estados Unidos e da promessa de sucesso, mas talvez Corbet e Fastvold vão mais longe e mais rápido em quão vertiginosamente sensual e sexual tudo é.
O longa chega ao Brasil no dia 20 de fevereiro pela Universal Pictures e Focus Features, além de Adrien Brody, o filme também é estrelado por Felicity Jones, Guy Pearce, Joe Alwyn, Raffey Cassidy, Stacy Martin, Emma Laird, Isaach de Bankolé e Alessandro Nivola. O drama O Brutalista chega como um dos grandes favoritos ao Oscar 2025, com 10 indicações no total.
por Priscila Visconti




