Grammy Awards 2025 – Uma festa reverenciada com muita música, diversidade e solidariedade

2022-grammys-how-do-i-watch-jpeg

Neste domingo (2), acontece a maior premiação musical do mundo a 67ª cerimônia do Grammy Awards, que trouxe muita música, diversidade, representatividade, solidariade, e revelações insignes da música pop mundial, com artistas como Charli xcx, Sabrina Carpenter, Chappell Roan, Benson Boone, entre outros, além dos renomados e consagrados, entre esses estão Taylor Swift, Shakira, Alicia Keys, Bruno Mars, Lady Gaga, etc. Uma cerimônia que foi marcada por uma campanha de arrecadação em prol aos incêndios florestais que atingiram o sul da Califórnia no último mês, somando um valor substancial para o objetivo, e ainda, contou com uma homenagem aos bombeiros de Los Angeles, que estavam presentes no evento para condecorar o prêmio da noite.

Screenshot-2025-02-02-at-5-05-10-PM

O Grammy Awards trouxe de volta a essência da música pop e autêntica aos ouvidos mais assíduos, premiando artistas originais e genuinamente musical, sem importar com baixarias secundárias ou referências insifnificativas, apresentando performances singulares e envolventes, abrindo a cerimônia com o tributo a Los Angeles, “I Love L.A.“, que contou com apresentações da banda Dawes, John Legend, Sheryl Crow, Brad Paisley, Brittany Howard e St. Vincent, e depois seguiu para o apresentador da noite, o comediante Trevor Noah, que interagiu de forma coincidente e representativa, levando bom humor, despretensão e energia, para as performances que iriam seguir adiante. Tal como a apresentação da atriz Cinthya Erivo, no tributo a Quincy Jones, que morreu em novembro de 2024, mas deixou um legado inigualável, e Stevie Wonder que junto com o pianista Herbie Hancock, que tocaram o célebre single We Are The World (1985), e colocou todos os presentes a cantar em uníssono e dignificar com lealdade a carreira desse produtor que revolucionou a maneira de produzir música pop no mundo. Por falar em honras, Janelle Monáe levantou à todos com suas performances surpreendente em tributo à Jones, cantando e dançando o hit Don’t Stop ‘til You Get Enough, do eterno Rei do Pop, Michael Jackson.

janelle-monae-grammy-awards-quincy-jones-tribute-2025-billboard-1548

Durante a cerimônia aconteceu muita solidariedade aos povos excluídos pelo atual governo dos Estados Unidos, exaltando quão a música pode ser salvadora e a única forma de conectar as nações, tal como Shakira que ao receber seu gramaphone de “melhor álbum pop latino“, dedicou aos latinos que foram extraditado daquele país, e Lady Gaga, que enalteceu a comunidade LGBT+, dizendo; “Pessoas trans não são invisíveis. Pessoas trans merecem amor. A comunidade queer merece ser elevada. Música é amor”.

gaga-bruninho

Por falar em protesto, a musicista Esperanza Spalding, ficou completamente irada quando o cantora brasileiro Milton Nascimento foi barrada pela organização para sentar nas mesas em frente ao palco, alegando total desrespeito pelo artista que concorria junto com ela na categoria “melhor álbum vocal de Jazz“, mas qe apenas a cantora teve direito de se sentar na na área principal. Inconformada Esperanza comentou afirmando a displicência da organização do Grammy, junto a uma imagem de Milton à mesa. “Estou brava porque essa lenda viva não foi considerada importante o suficiente para sentar entre os principais artistas, ou como quer que as mesas no andar principal sejam organizadas. Então, tive que trazê-lo comigo“.

esperanza-milton

Mas apesar dos pesares, a cerimônia com festiva e convidativa a adentrar aos sons mais particulares que enaltece a música mundial, tal como o grande vencedor da noite, o rapper Kendrick Lamar, que recebeu cinco prêmios com a canção Not Like Us, incluindo “gravação do ano” e “canção do ano”. Ele também venceu nas categorias “melhor performance de rap”, “melhor canção de rap” e “melhor vídeo musical“.

f2b199530a1ab9f9395506734638eab6-754x394

Em suma o Grammy Awards foi uma festa acolhedora e singnificativa da música mundial, trazendo talentos insignes que brilharam e compartilharam seu contentamento pelas vitórias alheias, como Taylor Swift, que mesmo não levando nenhum prêmio, se esbaldou, cantou, fofocou, brindou e dançou sozinha ou com a atriz Margaret Qualley e também, com Genesis, filho de Alicia Keys, em uma distribuição de alegria e contetamento. Mas sem dúvida, Beyoncè brilhou naquele noite, sendo condecorada com o gramaphone da noite, de “melhor álbum do ano“, com Cowboy Carter, prêmio do qual faltava para sua coleção de Grammy Awards.

730021376-grammy-2025-beyonce-vencedora-album-do-ano-cowboy-carter-foto-amy-sussman-getty-images

por Patrícia Visconti

Deixe um comentário