A Bienal do Livro Rio está chegando à capital fluminense, celebrando há quatro décadas em difusão a cultura, arte e literatura, o maior evento literário do país traz para a edição de 2025, interatividade, emoção e debates diversos para integrar e compartilhar a essência cultura da Bienal nesta edição que promete ser insigne e eloquente, mobilizando gerações a partir dos sentimentos mais intrínsecos e peculiares, além de envolver a imaginação, criatividade e fantasia.
“Se na última edição comemoramos os 40 anos do maior festival literário do país, este ano olhamos para o futuro, para mostrar a importância do livro em todas as suas formas”, disse o presidente da SNEL, Dante Cid.
A edição de 2025 da Bienal do Livro, vai consagrar o Rio de Janeiro como a ‘Capital Mundial do Livro’, como condecorada pela Unesco, sendo o maior festival de literatura, cultura e entretenimento do país será o ápice das comemorações e vai extrapolar o diálogo entre as diferentes narrativas, trazendo as histórias embaladas por um novo conceito de Book Park, o que promete movimentar ainda mais o evento, colocando o livro e o leitor como prioridade neste grande âmbito cultura de leitura e entretenimento, em parque de diversões literário para ser apreciado entre as diferentes atrações que envolverá o festival, entre essas uma roda gigante, um labirinto literário e escape rooms.
O evento contará com grandes nomes da cena literária nacional e internacional da atualidade, em uma vasta diversidade de gêneros, estilos e particularidades, para que os leitores se sintam conectados nesta edição surpreendente e visceral, que receberá Babi A. Sette, Clara Savelli, Ariani Castelo, Ray Tavares, Vinicius Grosso, Bianca Jung, além de Thalita Rebouças, Raphael Montes, Carina Rissi, Elisa Lucinda, Tati Bernardi, entre outros célebres convidados que enriquecerão a programação brasileiro da Bienal.
“Eu comecei a frequentar a Bienal como criança e apenas leitor. E toda vez que entro na Bienal ainda hoje dou uma chorada de emoção. Adoro essa ideia de Book Park porque traz um senso de diversão e entretenimento. Eu defendo bastante tirar essas ideias da literatura como pedestal, de que ela é para poucos. Colocar a literatura no lugar que ela deve estar, de ser tão divertida como jogar videogame e assistir série”, comentou o escritor Raphael Montes, que marcará presença em mais essa edição do evento.
Além dos autores internacionais, que completam o line up com Brynne Weaver, Lynn Painter e Ngozi Adichie, sem contar nas surpresas que irão arrebatar o festival e intensificar ainda sua programação. Sem contar nas homenagens, que vão envolver os leitores diante à este espaço de cultura e conhecimento, como o autor homenageado desta edição, que será o escritor e jornalista Ruy Castro, que ainda lançará dois livros durante o evento.
“A Bienal é muito mais do que um festival, é uma celebração da leitura e da potência transformadora dos livros. E se está presente na memória afetiva da cidade há décadas, desta vez, os visitantes vão viver experiências ainda mais marcantes”, disse Tatiana Zaccaro, diretora da GL events Exhibitions.
A Bienal do Livro Rio acontece nos dias 13 a 22 de junho, no Riocentro, radicada na zona oeste da cidade. Os ingressos já se encontram à venda, no site do evento, com valores de R$ 42 (inteira) e R$ 21 (meia). Lembrando que profissionais do setor, como professores e bibliotecários, têm acesso gratuito com a apresentação da carteira profissional.
por Patrícia Visconti



