O novo capítulo da franquia Missão Impossível chega aos cinemas para encerrar um legado de 30 anos, tendo Tom Cruise como principal rosto desse universo, segundo algumas previsões. De codinome, O Acerto Final, a produção é a oitava parte de um ciclo de sucesso, na qual conta várias histórias do agente Ethan Hunt salvando o mundo.
Tudo tem um início, um meio e um final. A história do agente Ethan Hunt, interpretado pelo majestoso Tom Cruise, começou em 1996, aos 34 anos de idade, quando foi lançado o primeiro capítulo dessa série de filmes. Nele, o agente é acusado de traição e precisa provar sua inocência a todo custo.
A produção cravou uma boa recepção e uma ótima bilheteria acima dos 100 milhões de dólares, além de canonizar uma trilha sonora na história do cinema com Missão Impossível, composta por Danny Elfman. Além disso, a ideia do exército de um homem só, teve uma ótima consequência e garantiu continuações.
Ao todo, são sete partes até a chegada de O Acerto Final, que fecha um ciclo em perfeita junção de equilíbrio. Até porque, diferente de outras grandes franquias, Missão Impossível nunca fugiu da regra estabelecida desde o início, com cenas e coreografias extremamente perigosas.
Aos 62 anos, Tom Cruz tem sido um dos poucos atores a deixar a idade falar mais alto, quando o assunto é fazer as próprias cenas de ação sem levar em conta o grau de periculosidade. Nessa oitava parte, ele entra para encerrar essa trama iniciada em 2023 com Missão Impossível: O Acerto Final, Parte 1.
Em Acerto Final 2, o agente Ethan Hunt continua na empreitada para impedir o fim do mundo tentando deter o avanço da Inteligência Artificial, aqui colocada como a vilã. Essa produção tem algo bem peculiar dentro da franquia, isso porque pela primeira vez a história foi dividida. Ou seja, há um gosto diferenciado para além das cenas de ação e acrobacias feitas sem dublês. Tudo indica uma despedida do Tom Cruise do personagem principal desse universo, apesar disso, nenhuma confirmação da produção foi publicada sobre essa possível saída.
Missão Impossível é um produto de sucesso de Hollywood, talvez um novo nome seja ventilado nos próximos filmes, caso venha ser confirmado que Tom Cruise não fará parte do futuro desse universo. Esse capítulo marca uma nova fase tanto para Missão Impossível, quanto para Tom Cruz como o agente Ethan Hunt. No fim, Missão Impossível é um sucesso de popularidade e parece que vai continuar vivo por um longo tempo.
por Daniel Guimarães



