Cine Copan deve voltar às atividades, tornando a região um ponto expressivo da cena cultural no centro de São Paulo

KO65-RDDOYJDK5-IGJHWOPVISNTI

Fechado há quase duas décadas, o Cine Copan já foi um ícone de arte, cultura e glamour no centro de São Paulo. Inaugurado em 1970, o teatro cinematográfico localizado no Edifício Copan foi uma referência cultura da cena paulistana, em uma época em que os cinemas de rua era relevantes e significativos à cidade. Porém, em 1986 o cinema deixou de funcionar, devido a decadência dos mesmos pela região e a ascensão dos complexos cinematográficos nos shoppings centers. Porém, por dois anos, o espaço virou um teatro, onde abrigava apresentações da Osesp até 1988, mas que também teve as portas fechadas por falta de segurança.

A partir disso, o Cine Copan deixou de ser uma referência do cinema e cultura paulistana e passou a ser ocupada por uma igreja evangélica, onde residiu no imóvel de 1990 até 2008, que por não repassar o dinheiro ao condomínio e por uns tramites judiciais das quais a entidade religiosa enfrentava na época, também acabou saindo do prédio, deixando apenas os adesivos aderidos nos vidros e o letreiro da igreja na entrada.

whatsapp-image-2025-07-18-at-11-27-04

Desde então a cena cultural no centro foi ficando enfraquecida e desestruturada, gerando muito caos e violência pela região, mas que essa situação tem sido revogada desde que o centro tem sido revitalizado, com restaurantes e grandes empresários mudando por lá, e levando vida e lazer, tal como incentivar as pessoas a frequentarem os locais que antes eram memorosos em São Paulo, tal como a Avenida Ipiranga ou a Rua da Consolação, locais próximo do edifício Copan.

cine-copan

Agora, após 40 anos o Cine Copan pode voltar ao funcionamento, e trazer vida social e cultural ao centro cinza e apagado de São Paulo, como estava há algumas décadas atrás. O regresso do Cine Copan está gerando grandes expectativas aos moradores do prédio e frequentadores da região, o que vai devolver o charme e requinte desde sua criação, revitalizando a cena cultural do centro de São Paulo e dando novas oportunidades de entretenimento.

Todavia o cinema ainda deve passar por algumas obras significativas para voltar às atividades, e ainda não há previsão de inauguração, que deve suceder em um prazo estimado de dois anos.

por Patrícia Visconti

Deixe um comentário