Desde a última quinta-feira, 4 de agosto, até o próximo domingo (14), o cinema está localizado no Festival Internacional de Cinema de Toronto (TIFF), no Canadá, que em 2025 celebra sua 50ª edição, trazendo as estreias mais aguardadas que são projetadas à adentrar ao Oscar 2026. Além de astros e estrelas mais renomados de Hollywood, levando seu carisma e despojamento para os tapetes vermelhos do festival.
Entre os lançamentos um grande representante do cinema brasileiro marcou sua estreia durante o TIFF, com o novo longa-metragem do diretor Kléber Mendonça Filho, O Agente Secreto, com traz o astro brasileiro Wagner Moura como protagonista do drama. A sessão de exibição durante o festival estava plenamente lotada, sendo exaltada e vangloriada como umas das produções mais prestigiosas do festival. A estreia canadense do filme com contou com a presença de Mendonça e Moura, além da produtora Emilie Lesclaux.
A estreia do filme, que foi aplaudido de pé após a exibição no último domingo, 7 de setembro, dia em que o Brasil celebra sua Independência contou com uma excitação exacerbada e eufórica sobre a democracia e a equidade do Brasil e dos brasileiros, carregando em sua trama histórica, comovente e intensa que se passa durante a sombretudes da Ditadura Militar, trazendo ao grande público uma reflexão significativa e histórica deste fatídico acontecimento no país.
O longa que já têm ganhado seu espaço em outros festivais internacionais, tendo destaque satisfatório durante o Festival de Cannes, onde foi condecorado os prêmios de Melhor Ator (Wagner Moura) e Melhor Diretor (Kleber Mendonça Filho), além do Prêmio FIPRESCI, concedido pela Federação Internacional de Críticos de Cinema, e o Art et Essai, da Associação Francesa de Cinema de Arte (AFCAE), sem contar com os prêmios de Melhor Filme no Festival de Cinema de Lima e Melhor Filme Internacional no Festival de Cinema de Jerusalém, consolidando o longa como um dos principais nomes brasileiros nas premiações de 2025, como o BFI London Film Festival, que acontece entre os dias 8 e 19 de outubro e que reúne o maior colegiado de votantes do Oscar fora dos Estados Unidos.
O drama que ainda traz Gabriel Leone, Alice Carvalho, Isabél Zuaa, Udo Kier e Thomás Aquino no elenco, chega aos cinemas brasileiros no dia 6 de novembro, distribuído pela Vitrine Filmes.
por Patrícia Visconti


