Mauricio de Sousa, um dos maiores cartunistas do Brasil, responsável pela criação de Turma da Mônica e Chico Bento, ganhará uma cinebiografia que contará toda a sua trajetória de vida até se tornar o pai dos quadrinhos brasileiros.
Com mais de seis décadas de trabalho e mais de 200 personagens criados, o cartunista foi responsável por tornar fácil, acessível e atraente a aprendizagem de crianças e adolescentes. Personagens bem construídos, histórias envolventes e cores que remetem à alegria são tudo aquilo que chama a atenção de todos os públicos.
Essa produção será uma forma de conectar aquelas crianças e adolescentes, que agora são adultos, com a vida pessoal de alguém que foi responsável por moldar suas infâncias e perspectivas de leitura.
O filme
A cinebiografia vai retratar os primeiros 40 anos da carreira do cartunista, abordando as dificuldades enfrentadas para iniciar sua trajetória, suas relações familiares, empregos anteriores e, principalmente, o surgimento da ideia de criar a Mônica e os outros personagens importantes para a turma.
Para aumentar ainda mais a sensação de proximidade com sua vida particular, o ator principal do filme será seu filho, Mauro de Sousa. Ele participou da Bienal do Livro no Rio de Janeiro, onde afirmou estar muito animado para o longa, após a divulgação do trailer.
Um marco para os fãs
O filme, que estreia em 23 de outubro, dirigido e escrito por Pedro Vasconcelos, promete ser um respiro para todos que cresceram lendo gibis, os fãs que tinham assinatura mensal para não perder nenhuma atualização da Turma da Mônica e aqueles que se lembram com carinho do cheirinho de livro novo. Essa será a chance de reencontrar, nas salas de cinema, a história de um homem que revolucionou gerações com suas narrativas e desenhos.
Mais do que uma cinebiografia, essa obra promete ser uma verdadeira viagem ao coração de quem cresceu com a Turma da Mônica e descobriu, nas páginas coloridas dos quadrinhos, não só diversão, mas também um pedaço da identidade cultural do Brasil.
por Fernanda de Farias




