Cálculo Renal é uma série de quadrinhos aterrorizante, criada por Raphael Fernandes, com artes de Danilo Dias, combinando o horror cósmico com o true crime brasileiro. O primeiro volume de Cálculo Renal conquistou um sucesso extraordinário no Catarse e chamou a atenção do público na CCXP 2023. Escrita com o ritmo de seriado de TV, a minissérie Cálculo Renal se desdobra em 8 histórias, cada uma mergulhando fundo na escuridão desses casos, em uma experiência narrativa imersiva e perturbadora.
A trama é ambientada em 1980, com o livreiro Augusto Macário, um estranho investiagador que sofre com uma pedra no rim, que dói diante da proximidade com o mal inominável, a primeira HQ tem 32 páginas envolvente, que vai além da compreensão humana, podendo envolver o terrível livro Necronomicon. Já na segunda HQ o terror continua nas prateleiras empoeiradas do Sebo Barcarola, onde os clássicos se misturam a livros malditos e ancestrais, que sussurram segredos há muito esquecidos, o arrantando para um novo mistério.
As 13 Almas do Joelma, que Macário vai investigar o desaparecimento de um rapaz ue pode estar entre as vítimas do trágico incêndio do Edifício Joelma, assim buscando a conduzir a um mundo de pesadelos, onde uma seita de cultistas vai revelar que as chamas do Joelma escodem algo mais sinistro – uma entidade ligada ao infame Crime do Poço.
Agora, em O Enigma dos Máscaras de Chumbo, Macário vai para Niterói descobrir o paradeiro de seu ex-namorado, que desapareceu durante sua investigação sobre o enigma dos Máscaras de Chumbo. Um mistério real que envolve a morte de dois técnicos em eletrônica, Manoel Pereira da Cruz e Miguel José Viana, em 1966, encontrados mortos, usando máscaras de chumbo ao lado de anotações enigmáticas.
Uma busca desesperada que transformará em uma luta contra o inconcebível, enquanto forças antigas e tenebrosas se movem nas sombras, prontas para reivindicar suas presas. Cálculo Renal 3 – O Enigma dos Máscaras de Chumbo – tem 32 páginas de quadrinhos em preto, branco e verde, formato 17 x 24 cm, papel pólen bold e capa cartonada e disponível no Cartarse.
por Priscila Visconti





