O novo filme Zootopia 2 foi uma ótima surpresa. Boa parte do público torceu o nariz quando essa sequência foi anunciada, o que é totalmente compreensível, visto que o primeiro filme saiu há quase 10 anos e ninguém mais esperava um novo filme de Zootopia. Porém, o longa justifica a sua existência e continua o primeiro filme de uma forma muito agradável e divertida.
Continuamos acompanhando a história de Judy Hopps e de seu mais novo parceiro na polícia, Nick Wilde, respectivamente dublados por Monica Iozzi e Rodrigo Lombardi no Brasil.
A animação começa fazendo um resumão do que aconteceu em Zootopia, nos mostrando algumas imagens recicladas do primeiro filme e logo depois, corta para o presente e nos mostra Judy e Nick se aventurando em mais uma missão policial não autorizada pelo chefe do departamento, Bogo (Ramon Campos, na dublagem brasileira), que acaba se zangando com a desobediência dos dois agentes novatos e os manda para terapia para parceiros em crise. Na terapia, fica evidente o quanto eles estão fora de sintonia e durante o filme, a parceria dos dois é colocada à prova algumas vezes.
Durante a missão não autorizada, Hopps acredita ter visto um réptil, mas, até onde ela sabe, répteis não existem em Zootopia. O ponto de partida das complicações e aventuras do filme acontece em uma festa em Tundralândia, onde Judy e Nick conhecem alguns personagens novos.
Os personagens são muito bem feitos e desenvolvidos, como o personagem Gary De Cobra, dublado pelo querido Ke Huy Quan na versão original e por Danton Mello na versão brasileira, tem uma ótima e interessante história de vida, capaz de gerar empatia rapidamente.
Assim como no primeiro longa-metragem, a sequência mantém a qualidade no quesito personagens engraçados e carismáticos, e até mesmo complexos. Além de novos personagens, também somos apresentados a novos lugares em Zootopia, como a Feira do Brejo, um lugar habitado mais por animais aquáticos. Também conhecemos os répteis, que se encontram em um lugar bem obscuro na Feira do Brejo, onde ninguém pode perturbá-los , já que são mais indesejados pela população de Zootopia do que raposas traiçoeiras e coelhinhas bobas.
Os envolvidos em Zootopia fazem ótimas críticas sociais de forma leve, e também conta com excelentes piadas. A dupla principal continua divertida e apaixonante. O malandro Nick Wilde ganha mais camadas nessa sequência e o mesmo acontece com a um pouco ingênua e muito determinada Judy Hopps.
A cantora Shakira voltou ao seu papel como Gazella, a diva pop de Zootopia (dublada por Cássia Bisceglia no Brasil), além de apresentar outro hit musical que te faz dançar inevitavelmente. Ainda o longa possui um momento de tensão de te deixar na ponta da cadeira, porque faz você se apegar aos personagens, e também uma linda reconciliação, de encher os olhos de lágrimas.
Zootopia 2 conta com Jared Bush e Byron Howard na direção, e Ginnifer Goodwin e Jason Bateman como codireção, reprisando seus papeis do primeiro filme. Um filme bom, e com uma ótima sequência que apresenta uma cena pós-créditos que deixa um gancho para uma nova produção da franquia. A estreia nos cinemas brasileiros acontece dia 27 de novembro, distribuído pela Walt Disney Pictures.
por Maria Eduarda Santangelo


