Pecadores e Guerreiras do K-pop vão ganhar performances ao vivo no Oscar

1105-KPop-Demon-Hunters-band-Huntr-x-are-set-to-take-part-in-Macys-Thanksgiving-Day-Parade

Em março teremos a noite mais prestigiada do cinema: o Oscar. A 98ª cerimônia de premiação está recheada de destaques e embates, sendo um dos mais interessantes na categoria musical.

De um lado, Pecadores, a trama de terror de Ryan Coogler e Michael B. Jordan; do outro, Guerreiras do K-pop, a animação de Maggie Kang e Chris Appelhans. Ambas as produções têm algo em comum: serão as únicas a apresentar suas canções no Oscar, I Lied to You e Golden serão executadas ao vivo na cerimônia, o que indica que são as favoritas ao prêmio de melhor canção original.

Mas, o que essas duas músicas fizeram para se destacar tanto dos demais concorrentes? Lembrando que, neste prêmio, também concorrem Dear Me (Diane Warren: Relentless), Sweet Dreams of Joy (Viva Verdi) e Sonhos de Trem (Sonhos de Trem). É uma premiação com concorrentes de alto nível, mas tudo indica grande favoritismo a Pecadores e Guerreiras do K-pop.

Em Pecadores, Miles Caton interpreta Sammy Moore, que canta I Lied to You, canção original do filme e um dos pontos altos da trama. A faixa expressa os sentimentos que Sammy carregou durante toda a vida, criado por um pai pastor que reprime seu sonho de se tornar um grande cantor de blues.

A canção é predominantemente blues, mas mescla rock, rap, pop e outros gêneros, e a cena é uma das mais bonitas que o cinema produziu recentemente. Tudo começa com Sammy cantando, mas, conforme a música avança, surgem diversos espíritos do passado e do futuro. Vemos de tudo: rockstars, DJs, entidades, dançarinos, caciques, todos cantando e dançando no cenário logo no início do filme. Durante a apresentação de Sammy, é citado que existem pessoas com o dom de criar uma música tão pura que é capaz de quebrar o véu entre a vida e a morte, entre passado e presente.

Trata-se de uma cena maravilhosa, realizada em plano-sequência, que carrega forte ancestralidade. O vozeirão de Miles Caton intensifica ainda mais o brilho do momento, que já se tornou um dos mais memoráveis da carreira de Ryan Coogler. Pecadores venceu os Grammys de “Melhor Trilha Sonora para Mídia Visual” e “Melhor Compilação de Trilha Sonora para Mídia Visual”. Miles Caton ganhou o prêmio de Ator Revelação no Critics Choice Awards, e Pecadores venceu o Globo de Ouro de “Melhor Trilha Sonora Original”.

Enquanto em Guerreiras do K-pop traz a história de três amigas guerreiras que lutam para salvar o mundo dos demônios e, para isso, usam suas vozes.

Para que todos fiquem seguros, elas precisam formar um Honmoon Dourado, uma barreira espiritual que nasce das canções das caçadoras. Uma das músicas que elas utilizam para tentar criar a barreira é Golden, a qual reflete dificuldades que Rumi (Arden Cho/EJAE) enfrenta.

A música marca um momento da vida de Rumi, vocalista das HUNTR/X, em que ela se encontra perdida em relação aos seus segredos. Fazendo parte de uma dinastia de caçadores mas, ao mesmo tempo, sendo filha de um ser infernal, a garota fica balançada quando conhece um garoto demônio que a entende.

Mira (May Hong/Audrey Nuna) e Zoey (Ji Young Yoo/Rei Ami) também fazem parte do grupo HUNTR/X e são caçadoras, mas não sabem do segredo que Rumi leva. Golden é um pop animado mas que carrega uma letra reflexiva que te ajuda a entender melhor as personagens e seus conflitos.

Golden ganhou como “Melhor Música Original” no Globo de Ouro e se tornou a primeira música de Kpop a levar um Grammy, o de “Melhor Canção Escrita para Mídia Visual”. Guerreiras do K-pop foi indicado ao Oscar como “Melhor Animação” e “Melhor Canção Original” e se mostra um grande concorrente.

Pecadores-I-Lied-to-You-1

Todos os caminhos levam ao Oscar: Pecadores e Guerreiras do K-pop chegam à frente dos demais com campanhas muito sólidas em premiações. No dia 15 de março teremos um último número de cada uma para definir quem leva o Oscar de Melhor Canção Original, de um lado o terror, do outro a animação, mas só uma pode ficar com a estatueta dourada. Você já assistiu a Pecadores e a Guerreiras do K-pop? Quem será que vai vencer?

por Richard Henrique ft Yasmin Pereira

Deixe um comentário