[Cyber Cult] Porto Digital, em Recife – O Vale do Silício Brasileiro

siliconvalley

Nessa semana o estado do nordeste, Pernambuco foi destaque pela grande imprensa brasileira, se destacando como o Vale do Silício Brasileiro, já que lá se destaca grande maioria das inovações tecnológicas do país, no Porto Digital, em Recife, na capital pernambucana.

Mas, o que é esse Vale do Silício?

Pois bem, o Vale do Silício começou em meados da década de 50, nos Estados Unidos, onde se concentra as maiores empresas da área de tecnologia de todo o mundo, e tem como objetivo inovar e gerar invenções científicas e tecnológicas, destacando na produção área eletrônica e informática. O Vale do Silício, nos EUA fica no sul do
estado Califórnia, entre a áera da baía de São Francisco (Palo Alto e Santa Clara), se estendendo até os subúrbios de São José.

No ínicio da década de 90, o impulso do desenvolvimento foi bastante grande, pois depois da Segunda Guerra e principalmente da Guerra Fria, devido a corrida armanentista e aeroespacial, mas foram as indústria de eletrônica do vale do Silício que forneceram os transitores para os mísseis e circuitos integrados para os compuradores que guiavam as naves Apollo.

As maiores empresas do mundo de tecnologia e eletrônicos, nasceram no Vale do Silício e ainda são referência e destaque até hoje, como Apple Inc., Altera, Google, Facebook, NVIDIA Corporation, Electronic Arts, Symantec, Advanced Micro Devices (AMD), eBay, Maxtor, Yahoo!, Hewlett-Packard (HP), Intel, Foursys, Microsoft (hoje está em Redmond, próximo a Seattle), entre muitas outras.

Mas fora do Vale do Silício nos Estados Unidos, existem diversos outros Vales tecnológicos pelo mundo, depois da Califórnia, o segundo que se destaca é o Silicon Wadi, em Israel, que é o segundo Vale em indústria de tecnologia de pont.

Porém, aqui no Brasil também tem seus Vales do Sílicio, e não é só em Permambuco, outro lugar vem ganhando espaço pela mídia, é o polo tecnológico de Campinas, no interior paulista , no Rio de Janeiro, o Tecnopuc, em Porto Alegre, no Parque Tecnológico de São José, em Florianopólis, no Sapiens Parque e o Porto Digital, em Recife.

parque-tecnologico-porto-digital-em-recife-pe-1343935229239_956x500

O destaque dessa semana é para o polo de Recife, que a cada dia o polo surge mais e mais espaço para as empresas tecnológicas do Brasil, pois os fatores decisivos para essa transformação foi desde 2000, quando foi criada a fundação de Porto Digital, em 2000, onde abriga fábricas e centros de pesquisas de multinacionais como IBM, Accenture, Microsoft, HP e Samsung.

Além de abrigar essas grandes empresas mundiais, também o polo de Porto Digital ficou marcado pela criação do curso de Ciência da Computação da UFPE, que surgiu nos anos 70, e do Centro de Estudo e Sistemas Avançados de Recife (CESAR), de 1996, que fez com que surgisse no Estado, cada vez mais profissionais capacitados na áera de TI, fazendo com que o polo tecnológico de Recife cresça a cada dia, sendo a área que mais cresce e de maior investimento não só no Brasil, mas em todo o Mundo.

Por Priscila Visconti

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s