
Se você assistiu a trilogia Homem de Ferro, e as sequências (Os Vingadores), deve saber quem é Jarvis. Resumindo: J.A.R.V.I.S é a sigla em inglês para “Just A Rather Very Intelligent System”, que significa: “Apenas Um Sistema Bastante Inteligente” e ele é mais que uma sistema de inteligência artificial, é realmente um assistente. Entende completamente os comandos de Tony Stark, dialoga e faz sínteses a partir de raciocínio próprio.
Quando alguém instala um assistente no seu smartphone como a Siri ou a Cortana, na verdade gostaria de ter um Jarvis em seu aparelho. E sabemos que a tecnologia ainda não está tão próxima disso. Será?
Uma Startup de nome Viv vem chamando a atenção nas últimas semanas por justamente prometer algo que a Google e a Apple ainda não atenderam: um assistente de voz que realmente pode levar o termo inteligência aos seus dispositivos.

No site da Startup (o viv.ai) é possível ler que a empresa promete revolucionar o serviço de assistente de voz (FOTO: Divulgação Viv)
A Siri na verdade não é criação da Apple e sim uma Startup de reconhecimento de voz nascida em 2010, comprada e lançada no iPhone em 2011. Siri Dag Kittlaus, co-fundador do app ficou insatisfeito com os rumos que seu projeto havia tomado, e saiu da equipe há cinco anos.
Hoje, investindo pesado na prima da Siri, a Viv, Kittlaus informa que um dos diferenciais básicos do programa é a compreensão de termos complexos. Na Disrupt NY 2016, que ocorreu início de maio, ele esclareceu que perguntas longas e complicadas serão respondidas facilmente.
Ainda mais, serão disponibilizados os APIs para aumentar as aplicações compatíveis com a tecnologia. Como exemplo, será possível pedir comida do restaurante japonês preferido e o programa já realizar a solicitação; Integrar o Uber para que você peça um carro sem acessar diretamente o app do serviço. Do pedido ao pagamento, tudo — ou quase tudo, fica por conta da Viv, não sendo necessário ter os aplicativos correspondentes instalados para que a tarefa seja realizada.
Segundo o fundador, a Viv será o app mais interligado em aparelhos e softwares que existe: “Nenhuma empresa do mundo possui recursos para se ligar em todos os aparelhos diferentes. É nisso que a Viv gastou tanto tempo e dinheiro. Cada assistente faz entre 20 e 30 coisas diferentes. Agora serão dezenas de milhares de coisas diferentes”, afirmou Kittlaus durante o evento.
Ainda não há previsão para o lançamento da Viv, mas no site viv.ai é possível realizar cadastro para receber um anúncio da empresa quando o software estiver pronto. Infelizmente, não será um Jarvis, mas já é um passo na direção de algo mais completo.
Por: Jefferson Gonçalves

