[Total Flex] 32ª edição da Bienal de São Paulo debate o tema “Incerteza Viva”

Na semana da independência ocorre a abertura da 32ª edição da Bienal de São Paulo. Neste ano, o tema da mostra é “Incerteza Viva”.

bienl

A noção de incerteza faz parte do repertório de muitas disciplinas da matemática à astronomia, passando pela linguística, biologia, sociologia, antropologia, história ou educação. Diferentemente do que acontece em outros campos, no entanto, a incerteza na arte aponta para a desordem, levando em conta a ambiguidade e a contradição.

17816244A arte se alimenta da incerteza, da chance, do improviso, da especulação e ao mesmo tempo tenta contar o incontável ou mensurar o imensurável. Ela dá espaço para o erro, para a dúvida e até para os fantasmas e receios mais profundos de cada um de nós, mas sem manipulá-los. Não seria o caso, então, de fazer com que os vários modos de pensar e de fazer da arte pudessem ser aplicados a outros campos da vida pública?

Aprender a viver com a incerteza pode nos ensinar soluções. Compreender diariamente o sentido da Incerteza Viva é manter-se consciente de que vivemos imersos em um ambiente por ela regido. Assim, podemos propor outras formas de ação em tempos de mudança contínua.

14535827061453582706Discutir incerteza demanda compreender a diversidade do conhecimento, uma vez que descrever o desconhecido significa interrogar tudo o que pressupomos como conhecido. Significa, ainda e também, valorizar códigos científicos e simbólicos como complementares em vez de excludentes. A arte promove a troca ativa entre pessoas, reconhecendo incertezas como sistemas generativos direcionadores e construtivos.

Em entrevista coletiva, Jochen Volz, curador desta edição, explicou que a escolha do tema se deve à vontade da mostra em transpor o prédio projetado por Oscar Niemeyer e, assim, refletir sobre as atuais condições de vida e estratégias oferecidas pela arte contemporânea para acolher ou habitar incerteza.
Ao todo, o evento reúne 81 projetos de artistas e coletivos. A entrada é gratuita.

SERVIÇO

32ª Bienal de São Paulo
Incerteza Viva
Data: 7 de setembro a 11 de dezembro de 2016
Local: Pavilhão da Bienal – Parque do Ibirapuera, portão 3.
End: Av. Pedro Álvares Cabral, s/n – Ibirapuera, SP.
Entrada gratuita.
Mais info: www.bienal.org.br

Por Vanda Santana

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s