[Caixa de Som] Morre um dos maiores ídolos de baladas e hits da música pop mundial

george-michael-20161225011001

No último dia 25 de Dezembro – pleno dia de Natal – a música pop sofreu uma grande perda, pois o cantor, compositor e multi-instrumentista, George Michael faleceu aos 53 anos, vítima de uma parada cardíaca em sua residência em Oxfordshire, Inglaterra.

george-michaelAs pessoas ao lerem a notícia de antemão através do Twitter, desacreditou do ocorrido, mas logo foi divulgado nas redes sociais do músico, e todos os veículos pautavam a tragédia anunciada.

Michael começou a carreira no inicio da década de 1980, fazendo duo com seu colega de escola Andrew Ridgeley, na banda Wham!, desde essa época já obteve muitos êxitos, principalmente do público adolescente e feminino, mas George tinha que brilhar sozinho, e em 1984 lançou seu primeiro compacto solo, aonde a balada “Careless Whisper” se torou um hit mundial, na sequência veio “Faith” (1987), um dos seus primeiro trabalhos em que o disco soava sugestivo, com sucessos como “I Want Your Sex”, veio acompanhado de videoclipes luxuosos e cheios de glamour. Esse disco vendeu mais de 10 milhões de cópias em todo o mundo, ficando na encruzilhada do pop com o rhythm n’ blues.

george-michael-1Em 1990, George Michael lançou “Listen Without Prejudice Vol. 1”, um dos projetos mais tumultuados na carreira do cantor, já que ele vivia um conflito de status de estrela, já que ele se recusava em conceder entrevistas e aparecer em seus vídeos, até acusou sua gravadora Sony, de ter deliberadamente sabotada as vendas do disco e de mantê-lo em estado de “escravidão profissional”, segundo fontes próximas à cantor. Porém, mesmo processando a Sony, três anos após a acusação o músico perdeu o processo, mas triunfou no estádio de Wembley, acompanhado do grupo Queen, em um show homenagem a Freddy Mercury.

Bastante politizado e ativista dos direitos humanos e sociais, Michael entrou em conflito com diversos líderes mundiais, como Margaret Thatcher, Tony Blair e George W. Bush, quando no inicio da guerra do Iraque, com o lançamento do álbum “Shoot the Dog”, Rupert Murdoch disparou campanhas que visava depreciar o cantor em seus jornais. Posteriormente, lançou o disco “Patience”, vendendo três milhões de cópias, sendo a partir daí declarando que apenas iria divulgar suas obras essencialmente na Internet.

george-michale-faith-720x300-2

Cantou com Paul McCartney, em 2005 no Live 8, e no mesmo ano se casou com seu companheiro, Kenny Goss, separando em 2011 após problemas pessoais, após 15 anos juntos.

British singer George Michael poses for photo session prior to a press conference to promote his documentary film "George Michael, A different story," at a hotel in Tokyo, Thursday, Dec 15, 2005. The film, portraying his life in both bright and dark sides, will be released Dec 23. (AP Photo/Junji Kurokawa)
British singer George Michael poses for photo session prior to a press conference to promote his documentary film “George Michael, A different story,” at a hotel in Tokyo, Thursday, Dec 15, 2005. The film, portraying his life in both bright and dark sides, will be released Dec 23. (AP Photo/Junji Kurokawa)

Em 2006 o filme-documentário “George Michael: Minha História” e a preparação de um novo projeto musical foi lançado, qual contou com duas canções inéditas. Após problemas com a justiça, o artista regressou as palcos em maio de 2007, em um concerto em Coimbra, início de uma turnê europeia. Mas, anos mais tarde ele teve que adiar uma série de apresentações para tratar uma pneumonia, aonde os médicos tiveram até que fazer uma traqueostomia para manter as vias áreas do cantor abertas e possibilitar a respiração.

Em 2016, George Michael estava produzindo seu novo álbum de estúdio, que deve ser lançado em 2017, ano que o músico foi nomeado como compostor no Hall of Fame, pela criação e composição de um catálogo extenso de hits que embalaram no mundo inteiro, dentre eles estão, “Careless Whisper”, “Father Figure” e “Wake Me Up Before you Go-Go”.

2q1164xtguazxyhfot1ub4wpb

Um artista completo, que junta-se a outras estrelas da música pop que nos deixaram no pleno terreno, mas deixam suas obras e legado musical e de vida, para seguir se exemplo a novos e futuros artistas que seguem seu paradigma e para outros que ainda irão escrever seu nome da música pop mundial.
Vá em paz George Michael!

Por: Patrícia Visconti

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s