[Total Flex] Festival Guia dos Quadrinhos 2017 traz o melhor do mundo dos quadrinhos e diversos lançamentos e homenagens

Neste fim de semana na capital paulista vai acontecer o Festival Guia dos Quadrinhos, que irá trazer raridades, homenagens à grandes mestres e lançamentos inéditos, além de haver uma Parada Cosplay, Quiz Nerd, curiosidades, exposições, o famoso mercado de pulgas, de quadrinhos é claro, mangás, lançamentos e autógrafos com diversos quadrinistas e também do livro “Os Mundos de Jack Kirby: Um Tributo ao Rei dos Quadrinhos”, que será lançado no evento.

O Festival Guia dos Quadrinhos acontece no Club Homs, em plena Avenida Paulista, próximo a estação Brigadeiro, e o evento o 10º aniversário do site Guia dos Quadrinhos, que é uma referência na listagem de revistas em quadrinhos publicados no Brasil dando origem ao evento, que nasceu com a necessidade de sair do virtual e se tornar um grande encontro de colecionadores, editores, artistas e amantes da nona arte.

Os homenageados dessa edição serão a Lilian Matsunaga, da Editora Abril, a primeira mulher a desbravar o mercado com a profissão de letrista e o outro homenageado é o artista americano Jack Kirby, que completaria 100 anos de nascimento e ganhará uma exposição inédita com páginas do livro “Os Mundos de Jack Kirby: Um Tributo ao Rei dos Quadrinhos”, que traz 100 artes exclusivas de artistas brasileiros homenageando um dos nomes mais importantes dos quadrinhos, numa obra inédita e de tiragem limitada.

Além das mesas com raridades, novidades e souvenirs do universo nerd, também haverá palestras com profissionais renomado, como o Daniel HDR (Red Sonja, X-Men Forever), que também estará na CCXP Tour, em Recife, Omar Viñole (Coelho Nero), Paulo Crumbim e Cristina Eiko (Quadrinhos A2, Penadinho – Vida) terão temas sobre o mercado em suas palestras, entre outros convidados.

Serão dois dias de muita diversão e entretenimento, para quem curte cultura pop, principalmente quadrinhos, e os ingressos já estão a venda desde o dia 17 de março, pelo site oficial, e crianças até 10 anos não pagam e quem visitar o evento ganhará um brinde especial, uma coleção de cards colecionáveis com capas e informações
de revistas em quadrinhos, que serão distribuídos de grátis.

Confira abaixo a programação do Festival Guia dos Quadrinhos

8 DE ABRIL – SÁBADO

10h – Abertura

11h – Workshop (Auditório)
Agenciamento de artistas e preparação do profissional de quadrinhos para o mercado internacional, europeu e americano: Exigências, ética, responsabilidade, lucros e portfólio
Com Klebs Jr, do Instituto dos Quadrinhos

12h (em diante) – Sessões da Arena Boffering Combat: duelos e combates com sabres de luz feitos de espuma recriam as batalhas entre os jedi e os sith. Aberto para participação do público

12h30 – Jack Kirby: 100 anos do Rei dos Quadrinhos (Auditório)
Uma discussão sobre a vida, os trabalhos e o legado do genial Jack Kirby, cocriador do Capitão América, cofundador do Universo Marvel, criador dos Novos Deuses e um dos artistas mais influentes do mercado de quadrinhos. Com Daniel HDR (desenhista da DC Comics), Gonçalo Junior (jornalista e escritor), Maurício Muniz (editor da Coleção Mundo Nerd) – Mediação: Manoel de Souza (revista Mundo dos Super-Heróis).

13h (em diante) – Sessão de autógrafos
Diversos artistas que participaram do livro ao Os Mundo de Jack Kirby: Um Tributo Rei dos Quadrinhos autografarão exemplares.

14h – Uma coleção memorável: Os Anos De Ouro De Mickey (Auditório).  Fatos e curiosidades sobre a longa história da produção dos quadrinhos Disney no Brasil, com profissionais que participaram do processo. Exclusivo: anúncio em primeira mão das novidades da Editora Abril para a linha da Disney – Com Paulo Maffia, Júlio de Andrade (Editora Abril).

14h30 – Quiz Nerd (Palco Principal)
Perguntas sobre quadrinhos, cinema, TV e literatura com prêmios

15h – Sessão de autógrafos
Edno Rodrigues, autor de Eu, meu irmão, uma família e uma pequena história autografa o livro que conta sua história e a parceria com o Irmão, Edmundo Rodrigues, criador de Jerônimo, o herói do Sertão, e editor da linha Marvel em sua passagem pela editora Bloch

15h30 – Lilian Mitsunaga: A lenda das letras (Auditório)
Um bate-papo com a artista homenageada do Festival em 2017: Lilian Mitsunaga, a mais conhecida letrista de quadrinhos do Brasil e dona do estúdio Lua Azul, que produz revistas e conteúdo pra diversas editoras. Bastidores e curiosidades da redação de super-heróis na época editora Abril, dicas sobre o mercado, as mudanças na profissão de letrista ao longo dos anos e muito mais com uma verdadeira lenda da produção de HQs – Mediação: Marcelo Alencar (Historiador da Disney)

16h – Sessão de autógrafos
Alexandre Morgado, autor de Marvel Comics: A trajetória da Casa das ideias no Brasil autografa o livro que conta a passagem dos personagens Marvel por diversas empresas em nosso país

17h – Marvel: 50 anos no Brasil (Auditório)
Diversas editoras diferentes, centenas de títulos, milhões de exemplares vendidos. Conheça a curiosa e complexa história da passagem da Marvel Comics pelo Brasil em um bate-papo entre profissionais e historiadores dos quadrinhos – Com: Alexandre Morgado (autor de Marvel Comics: A trajetória da Casa das ideias no Brasil), Carol Pimentel (editora da Mythos/Panini Comics), Roberto Guedes (jornalista e historiador) – Edson Rossatto (escritor, apresentador e roteirista de quadrinhos)

17h30 – Quiz Nerd (Palco Principal)
Perguntas sobre quadrinhos, cinema, TV e literatura com prêmios

21h – Encerramento

9 DE ABRIL – DOMINGO

10h – Abertura

11h – Workshop e Avaliação de Portfólios (Auditório)
Profissionais do Instituto dos Quadrinhos irão avaliar e mostrar soluções para os portfólios preagendados dos desenhistas e ilustradores interessados em entrar para o mercado internacional (inscrições na mesa do Instituto HQ durante o evento).

12h (em diante) – Sessões da Arena Boffering Combat: duelos e combates com sabres de luz feitos de espuma recriam as batalhas entre os jedi e os sith. Aberto para participação do público

12h – Parada Cosplay na Avenida Paulista
Uma legião de cosplayers, vestidos como os grandes heróis dos quadrinhos, cinema e TV, em um passeio especial pela Av. Paulista a partir da sede do evento, o Club Homs.

12h30 – Quiz Nerd (Palco Principal)
Perguntas sobre quadrinhos, cinema, TV e literatura com prêmios

13h – Produção de Quadrinhos no Brasil e no Exterior: Diferenças e Similaridades (Auditório).  O mercado de quadrinhos brasileiro evoluiu muito nos últimos anos, mas ainda está longe de se profissionalizar como nos Estados Unidos e Europa. Descubra as grandes diferenças na produção de quadrinhos no Brasil e no exterior com profissionais que trabalham para esses mercados – Com Cristina Eiko (coautora da graphic novel Penadinho, da MSP), Daniel HDR (desenhista da DC Comics), Omar Viñole (do estúdio Banda Desenhada), Sam Hart (coautor da graphic novel The Coldest City, que deu origem ao filme Atômica, com Charlize Theron) – Mediação: Edson Rossatto (escritor, apresentador e roteirista de quadrinhos)

13h (em diante) – Sessão de autógrafos
Diversos artistas que participaram do livro ao Os Mundo de Jack Kirby: Um Tributo Rei dos Quadrinhos autografarão exemplares.

14h – Concurso de Cosplay (Palco Principal)
Fantasias, máscaras, roupas criativas e ousadas. Super-heróis, vilões e monstros! Um concurso organizado pelo grupo Comics Cosplay BR, como prêmios para os participantes que se destacarem.

15h – A Reinvenção do Mercado de Quadrinhos (Auditório)
Álbuns de luxo, edições exclusivas, foco em livrarias e uma nova percepção sobre quem é o leitor de quadrinhos. Quatro dos mais renomados profissionais do mercado nacional discutem as mudanças no setor e indicam qual será o futuro dos quadrinhos no Brasil – Com Cassius Medauar (JBC), Levi Trindade (Panini Comics), Paulo Maffia (Editora Abril), Sidney Gusman (Mauricio de Sousa Produções) – Mediação: Maurício Muniz (editor da Coleção Mundo Nerd)

16h – Sessão de autógrafos
Alexandre Morgado, autor de Marvel Comics: A trajetória da Casa das ideias no Brasil autografa o livro que conta a passagem dos personagens Marvel por diversas empresas em nosso país

16h30 – Quiz Nerd (Palco Principal)
Perguntas sobre quadrinhos, cinema, TV e literatura com prêmios

17h – Colecionar quadrinhos: Paixão ou Loucura? (Auditório)
Onde guardar seus quadrinhos? Colocar as revistas em plásticos é bom ou ruim? Gibis deveriam ser lidos e depois descartados? Um grupo de especialistas, colecionadores e profissionais do mercado de entretenimento discute a louca paixão de colecionar quadrinhos. Com Jose Braga (Castelo das Caixas), Wilson Simonetto (O Pastel Nerd e revista Mundo dos Super-Heróis), Roberto Sadovski (jornalista, crítico de cinema e blogueiro) – Mediação: Marcelo Naranjo (editor do site Universo HQ).

19h – Encerramento

Serviço
Festival Guia dos Quadrinhos
Dias: 8 e 9 de abril de 2017 (Sábado e Domingo)
Horários: das 10h às 21h (dia 8) e das 10h às 19h (dia 9)
Local: Clube Homs
Endereço: Av. Paulista, 735 (Próximo ao Metrô Brigadeiro)
Ingressos: Pelo site FGDQ www.fgdq.com.br/ingressos
Página do evento no Facebook: www.facebook.com/FestivalGuiadosQuadrinhos/
Ar Condicionado
Estacionamentos nas imediações

Por Priscila Visconti

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s