
A fábula dirigida pelo mexicano Gillermo del Toro e escrito por del Toro e Vanessa Taylor. “A Forma da Água“, estreia nos cinemas nesta quinta-feira (1º). Um filme que traz uma fantasia sombria, um romance inesperado e aventuras aquáticas.
O longa traz ao fundo grandes conflitos políticos, que o mundo vivia na década de 60, como a auge da Guerra Fria, que sucedeu em diversas transformações sociais e científicas, e desde que entra Elisa, a zeladora muda em um laboratório experimental secreto do governo norte-americano, que se apaixona por uma criatura capturada na Amazônia, considerado um Deus pelos habitantes locais, e ambos começam uma aproximação, mesmo que ele posso lhe fazer qualquer mal, ela o oferece ovos cozidos e música ao tal “monstro”.
Desde então a zeladora e a criatura anfíbia passam a vivenciar uma relação impressionante, muita além de contos de fadas, e a água passa ser peça fundamental nas cenas, desde a criatura em tanque no laboratório, as chuvas contantes, os banhos, o cozimento dos ovos, etc, que arremata o clima de fantasia e sonial na trama, completando com a trilha de outras épocas, em uma composição extraordinária, além dos tons esverdeado e azulado nas imagens, que dão um parâmetro distinto a película.
Um filme que Del Toro se utiliza de todas as ferramentas cinematográficas para conceber este universo, repleto de alegorias que se encaixam no decorrer na trama.

“A Forma da Água” foi um dos filmes que mais recebeu indicações na 90ª edição do Oscar – acontece no dia 4 de Março, em Los Angeles, California – em 13 categorias, dentre essas Melhor Filme, Melhor Atriz, Melhor Diretor, Melhor Roteiro Original, Melhor Trilha Original, entre algumas categorias técnicas. Distribuído pela Fox Film, o elenco conta com Sally Hawkins, Michael Shannon, Richard Jenkins, Doug Jones, Lauren Lee Smith, Michael Stuhlbarg e Octavia Spencer.
Sinopse
Em meio aos grandes conflitos políticos e bélicos e as grandes transformações sociais ocorridas nos Estados Unidos, Elisa, zeladora em um laboratório experimental secreto do governo, conhece e se afeiçoa a uma criatura fantástica mantida presa no local. Para elaborar um arriscado plano de fuga ela recorre a um vizinho e à colega de trabalho Zelda.
Trailer
