A fábula romântica de Gillermo del Toro, “A Forma da Água” chega aos cinemas

A fábula dirigida pelo mexicano Gillermo del Toro e escrito por del Toro e Vanessa Taylor. “A Forma da Água“, estreia nos cinemas nesta quinta-feira (1º). Um filme que traz uma fantasia sombria, um romance inesperado e aventuras aquáticas.

O longa traz ao fundo grandes conflitos políticos, que o mundo vivia na década de 60, como a auge da Guerra Fria, que sucedeu em diversas transformações sociais e científicas, e desde que entra Elisa, a zeladora muda em um laboratório experimental secreto do governo norte-americano, que se apaixona por uma criatura capturada na Amazônia, considerado um Deus pelos habitantes locais, e ambos começam uma aproximação, mesmo que ele posso lhe fazer qualquer mal, ela o oferece ovos cozidos e música ao tal “monstro”.

Desde então a zeladora e a criatura anfíbia passam a vivenciar uma relação impressionante, muita além de contos de fadas, e a água passa ser peça fundamental nas cenas, desde a criatura em tanque no laboratório, as chuvas contantes, os banhos, o cozimento dos ovos, etc, que arremata o clima de fantasia e sonial na trama, completando com a trilha de outras épocas, em uma composição extraordinária, além dos tons esverdeado e azulado nas imagens, que dão um parâmetro distinto a película.

Um filme que Del Toro se utiliza de todas as ferramentas cinematográficas para conceber este universo, repleto de alegorias que se encaixam no decorrer na trama.

A Forma da Água” foi um dos filmes que mais recebeu indicações na 90ª edição do Oscar – acontece no dia 4 de Março, em Los Angeles, California – em 13 categorias, dentre essas Melhor Filme, Melhor Atriz, Melhor Diretor, Melhor Roteiro Original, Melhor Trilha Original, entre algumas categorias técnicas. Distribuído pela Fox Film, o elenco conta com Sally Hawkins, Michael Shannon, Richard Jenkins, Doug Jones, Lauren Lee Smith, Michael Stuhlbarg e Octavia Spencer.

Sinopse

Em meio aos grandes conflitos políticos e bélicos e as grandes transformações sociais ocorridas nos Estados Unidos, Elisa, zeladora em um laboratório experimental secreto do governo, conhece e se afeiçoa a uma criatura fantástica mantida presa no local. Para elaborar um arriscado plano de fuga ela recorre a um vizinho e à colega de trabalho Zelda.

Trailer

Por Patrícia Visconti

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s