Neste domingo dia 4 de março, aconteceu a 90ª cerimônia do Oscar 2018, apresentada pela Acadêmia de Artes e Ciências Cinematográfica que premiou e homenageou os melhores filmes, atores e técnicos de 2017, por mais que teve muito filme participando que estreou neste ano.
A cerimônia aconteceu no Teatro Dolby, em Los Angeles, e durante a festa foram distribuídos os prêmios da Acadêmia em 24 categorias, e a transmissão ao vivo ocorreu pela rede norte-americana ABC, com produção de Michael De Luca e Jennifer Todd e direção de Glenn Weiss, o comediante Jimmy Kimmel foi o anfitrião do evento pelo segundo ano consecutivo.
Neste Oscar 2018 a votação entre um filme e outro foi bem acirrada, mas como já imaginávamos, A Forma da Água foi o grande vencedor da noite, além de levar o prêmio mais esperado da noite “Melhor Filme do Ano”, o filme do diretor Guillermo del Toro, levou quatro estatuetas, inclusive de melhor direção, o filme estreou no começo de fevereiro e estava concorrendo a 13 categorias.
A disputa seguiu por “Dunkirk” o segundo longa-metragem com mais indicações, mas que ficou com apenas três estatuetas, mas um filme que não foi surpresa nenhum que iria levar foi “Viva – A Vida é uma Festa”, que levou na categoria animação e também em “Melhor Canção”, com a trilha sonora “Remember Me”, a música foi composta pelo casal Robert Lopez e Kristen Anderson-Lopez, os dois já haviam ganhado o troféu em 2014 por “Let It Go” de outro desenho animado de sucesso, “Frozen”.
Na categoria melhor atriz, quem levou foi Frances McDormand, do filme “Três Anúncios para um Crime”, que desbancou a favorita do Oscar, Meryl Streep, que estava concorrendo com “The Post”, a recordista de indicações nas categorias destinadas a atuação, com 30 indicações e recebendo 9 prêmios, e também outra favorita atriz era a Margot Robbie, com “I, Tonnya”.
Frances ainda fez um ótimo discurso, a favor das mulheres, fazendo todas a se levantarem, primeiro que estavam concorrendo ao prêmio de melhor atriz, e depois as demais que estavam na premiação, para falar da inclusão feminina no cinema com seus projetos e ações, para que todas sejam ouvidas e assim, possa atingir o determinado nível de diversidade nas equipes de produção.
Em curta-metragem o prêmio ficou com o ex-jogador de basquete, Kobe Bryant, com “Dear Basktball”, que foi dirigido por Glen Keane e escrito pelo próprio Bryant.
Star Wars apesar de estar concorrendo em três categorias, todos técnicas, não ganhou nenhum prêmio, mas durante a apresentação do Oscar de “Melhor Animação”, o elenco de “Star Wars: Os Últimos Jedi” subiu no palco para anunciar o vencedor, mas não foram somente os atores que aparecem na tela do Oscar 2018, o robô BB-8 também participou do evento.
Mas Oscar 2018 foi marcado com muitas reviravoltas, algumas gracinhas e grandes celebridades de Hollywood que abrilhantam o evento todos os anos, dando graça e carisma. Neste ano, apesar de não estar concorrendo a nenhuma categoria (uma pena), mas Gal Gadot deu seu ar da graça.
A atriz israelense, que interpreta a super-heroína Mulher-Maravilha, que mesmo não sendo indicada com seu primeiro filme de estreia como protagonista sendo recorde de bilheteria em todo mundo, ela brilhou não só no tapete vermelho mas também na hora da premiação.
Mas, sem mais delongas veja abaixo a lista dos premiados do Oscar 2018.
Melhor Filme
A Forma da Água
Diretor
Guillermo del Toro
A Forma da Água
Animação
Viva – A Vida é Uma Festa
Atriz
Frances McDormand
Três Anúncios para um Crime
Atriz coadjuvante
Allison Janney
Eu, Tonya
Ator
Gary Oldman
O Destino de uma Nação
Ator coadjuvante
Sam Rockwell
Três Anúncios para um Crime
Fotografia
Blade Runner 2049
Roteiro Adaptado
Me Chame pelo seu Nome
Roteiro Original
Corra!
Filme Estrangeiro
Uma Mulher Fantástica
Sebastián Lelio – Chile
Documentário
Icarus
Bryan Fogel – USA
Curta-Documentário
Heaven is a Traffic Jam on the 405
Frank Stiefel
Montagem
Dunkirk
Caracterização
Destino de uma Nação
Figurino
Trama Fantasma
Trilha sonora original
A Forma da Água
Melhor Canção
“Remember Me” – Viva – A Vida é uma Festa
Montagem de Som
Dunkirk
Mixagem de Som
Dunkirk
Efeitos Visuais
Blade Runner 2049
Curta-Metragem
The Silent Child
Curta-Metragem animação
Dear Basktball
Produção Artística
A Forma da Água
Para o próximo ano tem muitos filmes que estão para estrear que já pode se considerar dentro da premiação, pois além de serem bem aguardados, também vai trazer grandes atores, produtores e diretores fenomenais, como Animais Fantástico 2 que concorreu no ano passado, e claro, Pantera Negra, que estreou em Fevereiro de 2018.
A Disney e a Marvel Studios já começaram a campanha para concorrer a estatueta, o longa que é adaptado nas HQs, já ultrapassou a marca de US$ 1 bilhão nas bilheterias, e é um nome forte para as premiações de 2019, com grandes chances do diretor do longa Ryan Coogler, estar da disputa pelo prêmio, entre outros filmes que estão por vim, mas que é bastante aguardado pelo público amantes de cinema.