Xana Gallo traz voz e vez as mulheres num mundo machista e misógino

Xana Gallo por Henrique Azevedo 8

Já que o foco do empoderamento e proteção à mulher está em alta, nada mais justo do que falar de temas que mostram quão relacionamentos abusivos e castigados podem ser cruéis para vida de qualquer pessoa, às vezes pode parecer um conto de fadas aos olhos de terceiros. Mas a vida real é bem mais dura e açoitada como as aparências mostram. Baseados nesses relacionamentos, a cantora, compositora e socióloga Xana Gallo, a gaúcha de Pelotas largou o conforto de sua loja de doces para cantar e expressar seus cantos pela cidade do Rio de Janeiro.

27972425 894263010749144 6288571429466410596 nO primeiro álbum da artista, “Rota de Fuga” saiu propositalmente no Dia Internacional da Mulher, e trouxa a tona questões de importantes na sociedade, revelando relações aparentemente perfeitas, em estresses pós-traumático, causando desconforto e dores mentais, morais e até físicas que muitas mulheres sofrem ao viver junto com um parceiro agressivo e abusivo.

O primeiro single e videoclipe deste projeto, “Eu Não Sei Dizer Tchau” foca este ponto de um relacionamento, que mesmo excessivo e desconfortante, a dificuldade em dizer ‘adeus’ infligia dentro do peito, mesmo que ela causava tanto mal. Esta foi premiada duas vezes no Festival de Música Popular Brasileira da FEARG, na cidade de Rio Grande/ RS.

 

“Ela parece uma música normal, que fala da dor de um fim de relacionamento. Mas, pela escolha das palavras, é possível ver nas entrelinhas que trata-se de um pouco mais do que isto. Quando escrevi esta música, eu estava vivendo o meu último relacionamento abusivo. Eu já sabia que precisava sair da relação, que as atitudes dele me faziam muito mal, mas por algum motivo eu acabava voltando”, conta a Xana.

25507921 865165840325528 4419673163217218535 n

Suas canções são como páginas de seu diário, de vivência que ela, viveu, transformando suas dores e contentos em versos únicos e peculiares, num ritmo inerente que permeia pela música popular brasileira aos gêneros regionais, passando pelo samba e a Bossa Nova, com muita vivacidade em cada estrofe cantada, com letras autorais e exclusivas.

Xana lança vídeos semanais em seu canal no Youtube, além de todos seus discos e singles estarem nas principais plataformas de streaming. Ela ainda desenvolve um projeto pertinente em parceria com mulheres que enviam manuscritos, como poemas, versos, histórias, através de seu Facebook, intitulado “Xana Gallo & Amigas”, traz essa aproximação de mulheres que sofrem algum tipo de violência doméstica (física, verbal ou moral), transformando em canções, que ela apresenta em sua página oficial.

24775167 857593834416062 5537130560689538865 n

Uma cantora que usou de um problema pessoal, para expressar e ter voz, para fazer com que outras mulheres possam refletir sobre a importância de ter amor próprio. Xana é uma ativista direta na luta por mais mulheres protagonizando a cena musical, mostrando uma voz nova que silencia a outrora e mostra um presente distinto e um futuro fortificado e igualitário à todos, sem elevar ou discriminar ninguém, apenas somando as ideias e as oportunidades para todos.

 

Para conhecer mais sobre a cantora Xana Gallo, acesse os endereços abaixo:

Facebook | Instagram | Youtube

Por Patrícia Visconti

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s