Festival Guia dos Quadrinhos comemora 10 anos com novidades aos fãs e aficionados da cultura pop

44769074-1124071577775296-7512957519459778560-n

Um dos principais eventos para fãs e colecionadores de quadrinhos no Brasil completa 10 anos, que neste ano traz surpresas e está de casa nova, que será realizado no Hakka Plaza, em São Paulo, nos dias 13 e 14 de abril, trata-se do Festival Guia dos Quadrinhos.

Em sua 13ª edição, sim apesar de ter dez anos, em 2019 já foram realizadas 13 festivais, já que nos anos de 2009 e 2013, houve duas edições no ano. Mas, sempre sendo um evento será o ponto de encontro dos aficionados por quadrinhos, mangás, games, e cultura pop, com novidades e diversas atrações, proporcionando uma experiência distinta e única para os visitantes, artistas e expositores.

O acesso é tão fácil quanto o anterior, o metrô é bem próximo e, também, há estacionamento no local. As principais vantagens desta mudança é que o Hakka Plaza é mais moderno, tem acessibilidade e oferece mais conforto para expositores e visitantes. Fora que está em um dos bairros mais queridos de São Paulo, a Liberdade”, exclare o criador e responsável pelo festival, Edson Diogo, sobre a escolha deste novo local.

Pulga-2019mOs ingressos já começaram a ser vendidos no final de janeiro, e o primeiro lote com preços promocionais vai até o próximo dia 15 (nesta sexta-feira), com ingressos no valor de a partir de R$ 23,00, com meia-entrada, seja tradicional ou social. A social equivale a doação duas revistas de quadrinhos em bom estado.

Além disso, nesta edição, ano em que o Batman completa 80 anos, o Boteco da Justiça, irá organizar uma exposição reunindo obras de 20 quadrinistas brasileiros que foram convidados a retratar do seu jeito momentos peculiares na trajetória do Homem-Morcego.

Dentre os convidados do festival o primeiro artista a abrilhantar o FGDQ 2019 foi Hiro Kawahara, que fez a divulgação oficial da Pulga, mascote oficial do evento.

HiroKawahara é ilustrador há 35 anos, dentre seus trabalhos mais conhecidos as toalhinhas de bandeja do McDonald’s, que criou e ilustrou há 26 anos. O artista ainda fez ilustrações infantis, publicitárias e editoriais e, têm quatro anos, vem trabalhando com projetos de quadrinhos de grande visibilidade.

E para os artistas que querem participar desta grande festa, as inscrições para o Centro dos Artistas do Festival Guia dos Quadrinhos 2019 começaram nesta quinta-feira (14). Serão 24 mesas disponíveis, com o dobro de tamanho das edições anteriores. Cada quadrinista pode se inscrever solo com outras pessoas, dividindo os custos da mesa, apenas deve indicar o nome do outro artista no formulário. Não é permitido reservar mesas e caberá a organização organizar a disposição dos inscritos.

As inscrições podem ser feitas até dia 18 de fevereiro, e para mais informações basta acessar o site oficial do festival, para saber mais sobre valores, localização e preencher a ficha de inscrição. Lembrando que os artistas devem enviar links de portfólios atualizados, indicar o que irão exibir durante o evento e será farão algum lançamento por lá.

festival-guia-dos-quadrinhos-3

O Festival Guia dos Quadrinhos foi criado pelo criador do portal Guia dos Quadrinhos, Edson Diogo, pela necessidade de imagem, fazendo uma conexão ímpar com o site. Mas que tem como propósito reunir não apenas colecionadores no tradicional Mercado de Pulgas que há no evento, mas também fãs e nerds da nona arte e de cultura pop, ofertando elementos essenciais, para encontrar HQs raras, além de trocar ideias e e experiências com diversos profissionais da área no país.

Dentre os participantes da FGDQ já passaram editores da Panini, Abril, Mauricio de Sousa, HQM, JBC, Nova Sampa, bem como desenhistas e roteiristas da Disney, autores dos mais variados quadrinhos nacionais e importados; e colecionadores lendários do mercado. Além do ápice desta edição, que é a doação das revistas que será benéfica para a construção de uma gibiteca na Escola Estadual Castro Alves, na zona norte da capital paulista.

A narrativa gráfica se aproxima muito mais da criança e do adolescente e, espaços pensados para essa interação, dentro do ambiente escolar, são fundamentais para o desenvolvimento dessas estratégias, uma vez que muitos estudantes não teriam isso em casa.“, diz o diretor do colégio, Júnior Conti.

Alunos-da-escola-Castro-Alves-768x512
Alunos da escola Castro Alves.

O FGDQ já recebeu editores da Panini, Abril, Mauricio de Sousa, HQM, JBC, Nova Sampa, bem como desenhistas e roteiristas da Disney, autores dos mais variados quadrinhos nacionais e importados; e colecionadores lendários do mercado, e na edição de dez anos, vai rolar muitas novidades e surpresas aos fãs e colecionadores da nona arte no Brasil.

Serviço

Festival Guia dos Quadrinhos 2019
Dias e horários:
13 de abril de 2019, sábado, das 10h às 20h
14 de abril de 2019, domingo, das 10 às 18h
Local: Hakka Plaza
Endereço: R. São Joaquim, 460 – Metrô São Joaquim, São Paulo/ SP
Mais informações: www.fgdq.com.br

Por Patrícia Visconti

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s